Como usar mel para afta?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Aplique mel sobre as úlceras e deixe-o permanecer. Passados alguns minutos poderá engolir e saborear o mel, esta maravilha da natureza. Entretanto, é essencial que continue a aplicar mel aftas a cada 2h ou 3h. O mel tem propriedades antimicrobianas e pode ajudar na reparação rápida de qualquer ferida aberta.

Mel. O mel de abelha atua como remédio caseiro para afta por ser um ótimo antisséptico, hidratando a boca e aliviando o desconforto. Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente sobre a afta e repetir a aplicação algumas vezes por dia. Ou sempre que achar necessário e houver desconforto.

Como tratar a afta?

  • resfriar a boca com gelo;
  • pomadas analgésicas e anti-inflamatórias;
  • medicamentos de uso oral;
  • bochechos com própolis;
  • medicamentos antiácidos;
  • raio laser de baixa potência (aplicado por dentistas).

O sal é um potente anti bactericida que ajuda eliminar as bactérias, colaborando para a cicatrização mais rápida da afta. Mas colocar sal na afta não é recomendado. A ideia por trás desse remédio caseiro é que o sal pode ajudar a secar a afta.

Aplique mel sobre as úlceras e deixe-o permanecer. Passados alguns minutos poderá engolir e saborear o mel, esta maravilha da natureza. Entretanto, é essencial que continue a aplicar mel aftas a cada 2h ou 3h. O mel tem propriedades antimicrobianas e pode ajudar na reparação rápida de qualquer ferida aberta.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

A maioria das aftas, que tem até 1 centímetro de diâmetro, desaparece entre sete e 14 dias. As maiores podem demorar cerca de 30 dias para sarar, mas esse tipo é bem mais raro. O diagnóstico é feito com base no exame clínico detalhado, e o tratamento em geral é focado no controle da dor.

Quando surge a ferida, muitas pessoas têm mania de colocar sal, porém, a cirurgiã-dentista alerta que a prática não deve ser praticada porque não há evidência científica que aponta que o sal pode auxiliar no processo de cicatrização das lesões aftosas.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.