Quando recebe assiduidade?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Adicional de assiduidade ou gratificação de assiduidade é um bônus concedido aos colaboradores que possuem maior pontualidade e presença, ou então menos dias de falta.

O adicional de assiduidade é um benefício pago pela empresa aos colaboradores que têm baixos índices de falta. Funciona como uma gratificação com a qual os profissionais podem contar quando eles contribuem para as baixas taxas de absenteísmo, ou seja, com o índice de faltas.

Com a Reforma Trabalhista de 2017, o adicional de assiduidade passou a ser considerado um prêmio para os colaboradores. Para receber o prêmio, é necessário esforço e empenho do colaborador interessado. Na lei não existe uma definição clara sobre as regras de pagamento dessa gratificação.

Como calcular a assiduidade?

  1. A quantidade de colaboradores;
  2. O tempo de jornada diário de cada colaborador;
  3. A quantidade de dias a serem trabalhados no mês;
  4. O número de faltas e o tempo de atraso dos seus colaboradores durante o período.

CLT e assiduidade no trabalho
São elas: comissões, gratificações, adicionais, horas extras, entre outros. Na CLT, a assiduidade, quando vista como adicional, pode entrar nas mesmas regras da gratificação, quando é ajustada de acordo com a lei ou por meio de acordo coletivo.

O absenteísmo pode ser um sinal de que o trabalhador está desmotivado, talvez com problemas pessoais que estejam afetando sua vida profissional ou até mesmo em busca de provocar uma demissão sem justa causa da empresa.

O que é Assiduidade:
Um indivíduo assíduo é alguém que não falta, ou que aparece frequentemente. É uma pessoa diligente, incessante, frequente. Alguns dos principais sinônimos de assiduidade são: frequência, constância, continuidade, regularidade, precisão, rigor, persistência, aplicação, dedicação e obstinação.

No parágrafo 4, da nova redação do artigo 457, é definido que o prêmio engloba o conjunto de liberalidades pagas ao trabalhador em forma de serviços, bens ou dinheiro – desde que sejam em razão de desempenho superior ao esperado na realização das atividades.

10% para casos de insalubridade de grau mínimo; 20% para casos de insalubridade de grau médio; 40% para casos de insalubridade de grau máximo.

No Brasil a legislação que rege as relações trabalhistas determina que, em hipótese alguma, o empregador poderá descontar quaisquer valores mediante a comprovação justificada da necessidade de afastamento por meio de atestado médico.

Como cobrar pontualidade dos funcionários?

  1. Criação de política de regras de convivência.
  2. Atue proativamente e mantenha uma comunicação transparente.
  3. Gestão de controle de ponto no atraso de funcionários.
  4. Não permita que o atrasos tenham impacto sobre o sucesso da empresa.
  5. Atrasos justificados.
  6. Atrasos não justificados.

Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.

Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.

A assiduidade diz respeito ao comparecimento contínuo do colaborador em seu trabalho, enquanto a pontualidade refere-se ao cumprimento regular da carga horária de trabalho. Se um profissional não consegue desempenhar essas duas funções corretamente, vários problemas começam a aparecer em sua carreira.