Quando posso utilizar o seguro prestamista?

Perguntado por: mduarte5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

O seguro prestamista pode ser acionado a qualquer momento quando houver ocorrência de algum sinistro. No entanto, só é possível solicitar o serviço enquanto o prazo de vigência da apólice do seguro estiver vigente.

Seguro prestamista: como resgatar? Se o seguro prestamista foi contratado pelo tomador de crédito, quando for necessário o resgate o contratante ou sua família devem acionar a instituição financeira ou seguradora que vendeu o seguro.

Assim, o primeiro passo para saber se você está segurado é conferir o documento oficial de aquisição de crédito. Caso você não tenha o contrato em mãos, pode consultar a existência de seguro diretamente pelo portal online do Banco Central (BC). Se a proteção existir, você conseguirá solicitar uma cópia da apólice.

Pessoas que são contratadas com carteira assinada sob o regime CLT, e são demitidas sem justa causa, podem acionar o seguro prestamista para quitar dívidas. É importante comprovar a demissão com documentos, como termo de rescisão, registro de carteira de trabalho ou outro solicitado pela companhia seguradora.

O valor referente ao seguro pode ser pago de uma só vez. Caso você termine de pagar o financiamento ou empréstimo de forma antecipada ao período inicial indicado na apólice, é possível cancelar o seguro prestamista e, dependendo da apólice, a empresa pode devolver o valor proporcional ao que não foi utilizado.

E que nos casos em que o seguro é feito diretamente na ICATU o prazo máximo para reembolso é de 10 (dez) dias contados da data da solicitaçã de cancelamento.

Tem que pagar taxa Selic para liberar empréstimo? Não, nenhum custo, taxa, tarifa ou imposto deve ser cobrado antecipadamente, antes da contratação do empréstimo consignado. A pessoa só se tornará devedora após a assinatura e averbação do contrato.

Entre em contato com a empresa de seguros
Quando um sinistro ocorrer e você identificar a necessidade de resgatar sua indenização, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa responsável pelo seu contrato.

O valor da proteção é variável, sendo proporcional ao valor do empréstimo adquirido. A vigência é a mesma do período do empréstimo. Mas se a dívida for liquidada antecipadamente, o seguro será automaticamente cancelado.

Isso poderá ser feito por meio por meio do número 0800 722 2492. Depois disso, o passo seguinte é fornecer os dados. Ou seja, serão solicitadas algumas informações específicas do cliente para a abertura do processo por meio do preenchimento do comunicado de sinistro.

O seguro de vida resgatável permite que o consumidor resgate o valor investido – ou parte dele – quando decide cancelar a apólice.

Como solicitar devolução de juros de empréstimo consignado?

  1. Separar a documentação do seu contrato. ...
  2. Identificar os problemas. ...
  3. Entrar com ação para solicitar a devolução de juros de empréstimo consignado. ...
  4. Receber a devolução.

A regra aplicada neste caso (Lei 1.046/50) é a de que: os empréstimos consignados em folha são extintos quando o consignante (pessoa que pediu o empréstimo) falece. Ou seja, nem o espólio paga essa dívida. Art. 16.

Caso o motivo do acionamento ao seguro prestamista seja desemprego, geralmente, são quitadas, no máximo, 6 parcelas, conforme estabelecido em contrato de seguro. O seguro prestamista não cobre desemprego voluntário. Isso quer dizer que, caso peça demissão, não terá direito à quitação das parcelas.