O que acontece se meu Renach vencer?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

E o que acontece no caso de você perdê-la? Basta solicitar ao RENACH uma segunda via. O atendente precisará apenas consultar o sistema e imprimir uma nova folha.

O interessado em retomar o processo de habilitação deve comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar a reabertura do processo de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

b) Para os Renach's de mudança e/ou adição de categoria, reabilitação e registro, as LADV's emitidas a partir do dia 01/01/2022 têm validade de 12 meses a contar da data de emissão da LADV. Art. 2º Fica restabelecido, a partir de 1º de janeiro de 2022, o prazo a que se refere o § 3º do art.

Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.

Mas se você, por algum motivo, perder esse papel, não há motivos para se preocupar! Basta solicitar uma segunda via do Renach. Para isso, o próprio atendente faz uma consulta e imprime uma nova folha. Vale ressaltar que essa alternativa é válida para os condutores de todos os estados brasileiros, sem exceção.

O Renach nunca vai mudar. Ele estará sempre atrelado a um indivíduo e não será alterado, não importa a quantidade de CNHs que esse indivíduo venha a ter ao longo de sua vida. De acordo com o parágrafo 7º do Código de Trânsito Brasileiro, cada condutor brasileiro terá apenas um número.

Recentemente o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação 265/22 que prorrogou até 31 de dezembro de 2023 o prazo para conclusão de todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal, até 31 de dezembro de 2022.

“O candidato que abrir o processo para primeira habilitação, e não terminar todas as etapas para obtenção da CNH dentro do prazo de 12 meses, terá que refazer o processo”, afirmou o secretário Nacional do Trânsito, Frederico Carneiro.

até 31 de dezembro de 2023

O prazo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi ampliado até 31 de dezembro de 2023. A deliberação foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, quem pretende tirar CNH tem mais de um ano para concluir o processo de habilitação. Antes da medida, o prazo era 31 de dezembro de 2022.

Laudo vencido é prejuízo dobrado.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou até 31 de dezembro de 2023, o prazo para conclusão de todos processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivos de trânsito do Estado e do Distrito Federal até 31 de dezembro de 2022.