Como deixar de pagar o empréstimo consignado?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A quitação antecipada é uma das melhores formas de deixar de pagar o empréstimo consignado antes do tempo. Isso porque, ao quitar o seu crédito de forma antecipada, é possível economizar nos juros e encargos que seriam cobrados nas parcelas futuras.

Para isso é preciso entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira, falar com o serviço de atendimento ao cliente e informar que deseja cancelar o empréstimo consignado. Eles devem fornecer informações sobre os próximos passos.

Para realizar o procedimento basta entrar em contato com o agente financeiro responsável pelo contrato de empréstimo consignado e consultar o saldo devedor da dívida. O documento deve oferecer informações importantes sobre o contrato: Número do contrato. Saldo devedor atualizado.

De autoria do deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), o Projeto de Lei 2110/07 determina que, em caso de gravidez ou de doença grave e incapacitante, os trabalhadores possam suspender o desconto em folha de pagamento dos empréstimos consignados.

Isso pode ser feito através do bloqueio da opção de empréstimo consignado no benefício. Para isso, basta solicitar o bloqueio da opção empréstimo consignado junto a fonte pagadora do benefício. Após o bloqueio, caso o beneficiário do INSS queira realizar um empréstimo terá que solicitar o desbloqueio.

O que acontece se não pagar o empréstimo consignado? Algumas sanções são previstas em caso de parar de pagar o consignado, como cobranças extras (com juros mais altos), inscrição da pessoa nas listas de devedores (como SPC e Serasa) e até a penhora de bens.

A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. O Banco Banrisul oferece o serviço de portabilidade de crédito, sem custos e sem incidência de IOF. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

Sim, e não são poucos os casos em que isso acontece. Embora a penhora de bens seja um procedimento mais comumente utilizado contra pessoas jurídicas, ela pode ser empregada também contra devedores pessoa física.

LEI No 1.046, DE 2 DE JANEIRO DE 1950.
Disposição sôbre a consignação em fôlha de pagamento. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

Redução do teto de juros do consignado INSS [agosto/23]
Nas operações de empréstimo, o limite passa a ser de 1,91% ao mês. Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício caiu de 2,89% para 2,83% ao mês.

Suspender o empréstimo consignado significa dizer que os valores das parcelas deixarão de ser debitados em folha de pagamento.

Isso quer dizer, portanto, que o tipo de benefício é consignável e que já está liberado para contratação de empréstimo. O que significa bloqueado para empréstimo sim? R: Quando o extrato de empréstimo consignado mostra 'Sim” para “bloqueado para empréstimo” significa que o benefício está bloqueado para empréstimo.