Quando o soluço é perigoso?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

''Geralmente os soluços passam em alguns minutos, mas se eles durarem por um período mais longo, de até 48 horas, o melhor a fazer é procurar orientação de um médico.

O soluço pode ser desencadeado por diferentes causas, sendo algumas delas comer demais, beber bebidas gaseificadas, mascar chicletes e o uso de cigarro. Além disso, algumas causas mais graves podem ser destacadas, como estresse, ansiedade, depressão e doenças neurológicas, respiratórias e digestivas.

Os soluços são sérios? A gravidade dos seus soluços depende, em última análise, da causa. Não é sério: Os soluços podem ser um pouco embaraçosos, mas raramente são graves. Quase todo mundo tem soluços de vez em quando.

Beber água gelada, por exemplo, funciona porque estimula o nervo vago, prender a respiração aumenta o gás carbônico e o susto libera adrenalina”, finaliza Tibério.

Se o ato de soluçar por alguns minutos já parecem ser longos e incômodo, imagina ter este problema ao longo de 68 anos ininterruptos? Foi o que aconteceu com um homem em Iowa, Estados Unidos, e que o fez entrar no livro dos recordes, como o dono do ataque de soluço mais duradouro da história.

Coma devagar e diminua a garfada: comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.

Segundo artigo publicado na BMC Cancer, estima-se que 15 a 40% dos pacientes com câncer apresentam soluços. Os soluços são um sintoma comum observado tanto durante o tratamento oncológico quanto no ambiente de cuidados paliativos.

Frequentemente no consultório nos deparamos com a queixa acima. Que geralmente vem acompanhada com as descrições de “soluço no coração”, “coração para”, ou simplesmente o “coração bate diferente”. As palpitações ocorrem quando os batimentos cardíacos são percebidos.