Quando o sarampo foi descoberto?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963.

História: Quando o sarampo foi descoberto? A primeira descrição do sarampo se fez por um médico árabe chamado Ibn Rhazi, por volta dos anos 900. Contudo, recentemente, alguns estudiosos encontraram o material genético do vírus em pulmões mais antigos ainda.

Em 2016, o Brasil recebeu o certificado oficial de erradicação do sarampo, graças às vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No entanto, em 2019 os novos casos acarretaram 10.429 confirmações da doença em todo o país e, no ano passado, dois óbitos foram registrados por crianças menores de um ano.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

O exantema dura em média de 5 a 10 dias, coincidindo, geralmente, com o início da febre que é baixa. Não há descamação. Em adolescentes e adultos verifica-se, com frequência, artralgia e mialgia. O período prodrômico nesta doença dura de 12 a 24 horas, com manifestação de febre e mal-estar.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2016. Três anos depois, o país perdeu esse status depois da reintrodução do vírus no país e confirmação de novos casos.

A VASPR foi desenvolvida por Maurice Hilleman e introduzida no mercado em 1971 pela farmacêutica Merck. As vacinas isoladas contra o sarampo, contra a parotidite e contra a rubéola tinham já sido autorizadas em 1963, 1967 e 1969, respetivamente. As recomendações para uma segunda dose foram introduzidas em 1989.

Visando atingir essa meta, o Brasil definiu a extinção da doença como prioridade da sua política de saúde implantando, em 1992, o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo.

Especialistas acreditam que doença tenha surgido nos grandes centros urbanos por volta do século 4 a.C. O pulmão de uma menina de 2 anos de idade sugere que o vírus do sarampo surgiu 1500 anos do que se imaginava, segundo um artigo divulgado no periódico científico bioRxiv.

Após os últimos casos da doença no ano de 2015, o Brasil recebeu em 2016 a certificação da eliminação do vírus do sarampo. Nos anos de 2016 e 2017, não foram confirmados casos dessa doença no País.

O Sarampo é uma doença viral infecciosa aguda, extremamente contagiosa e bastante comum na infância, podendo evoluir com complicações graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte. A viremia decorrente da infecção provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.