Quando o olho esquerdo treme é sinal de que?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

As principais causas são estresse e ansiedade. Excesso de cansaço, carência de vitaminas, desidratação, alergias e outros problemas oculares também provocam o tremor e são facilmente tratáveis.

O que quer dizer quando o olho esquerdo treme? O tremor nos olhos, na linguagem da medicina, é chamado de blefaroespasmo essencial benigno e ocorre devido ao cansaço dos músculos da pálpebra. O tremos é caracterizado por uma oscilação involuntária da região da pálpebra e dos olhos, decorrente de contrações de músculos.

Na maior parte das vezes, a causa do tremor nos olhos realmente está relacionada ao estresse. Contudo, existem outros fatores que podem levar a esse sintoma, incluindo lesões oculares e até mesmo doenças neurológicas.

Geralmente, a sensação ocorre “de vez em quando", e passa rapidamente. Mas se você está com o olho tremendo por muitos dias pode ser que esteja com algum problema de visão mais sério. Nesse caso, é extremamente importante que você procure um oftalmologista.

Na maioria dos casos, é uma condição autolimitada, que não requer tratamento. Com o descanso visual adequado, os tremores vão embora. Estudos apontam que o fato de o olho tremer involuntariamente é resultado, principalmente, de cansaço {muitas vezes causado por estresse!} e de falta de sono.

dormir o suficiente; manter as superfícies dos olhos lubrificadas com colírios de limpeza; aplicar uma compressa quente nos olhos quando um espasmo começar; manter uma boa alimentação e, se necessário, contar com suplemento para estresse e ansiedade que podem ajudar a promover o relaxamento.

Beber muito e parar de repente piora o tremor. Medicamentos anticonvulsivantes (primidona, topiramato ou gabapentina) ou ainda propranolol também podem ser usados, se necessário, para controlar o tremor. Benzodiazepina pode ser utilizada para tratar tremores essenciais se outros medicamentos não forem eficazes.

Os sintomas de tremor nos olhos e dor de cabeça também podem indicar outros problemas de saúde, como alergias e síndrome do olho seco, mas, para descobrir as causas e cuidados, é muito importante consultar um médico oftalmologista. No Hospital de Olhos, você encontra profissionais qualificados para atendê-lo.

O tremor na cabeça pode ser uma forma de acometimento cefálico do tremor essencial ou estar relacionado a outras doenças, como a distonia e o Parkinson. O tremor na cabeça afeta muitos pacientes com tremor essencial e, neste caso, há uma preponderância do sexo feminino.

As principais razões para o tremor nos olhos são a ansiedade e o estresse emocional, situações que estimulam a liberação excessiva de hormônios ligados ao sistema nervoso autônomo — que, como o próprio nome diz, desencadeia ações involuntárias no corpo.

Para um alívio mais imediato dos tipos mais leves de tremores, as dicas são de compressas de chá de camomila para aliviar a tensão dos músculos oculares ou gelo para anestesiá-los. Ressalta que apenas um médico pode fazer a avaliação correta das causas de espasmos nos olhos.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Entre as medicações e substâncias que podem causar ou agravar tremores estão: Amiodarona, Anfetaminas, Atorvastatina (Lipitor), Agonistas beta-adrenérgicos (por exemplo, albuterol), Cafeína, Carbamazepina (Tegretol), Corticosteróides, Ciclosporina, Adrenalina, Fluoxetina (Prozac), Haloperidol, Agentes hipoglicemiantes, ...

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.