Quando muco nas fezes e preocupante?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando o muco nas fezes é preocupante? Muco nas fezes em grande quantidade, persistente e associado a sintomas como febre, diarreia, sangue nas fezes, intensa dor de barriga ou dor ao evacuar costuma ser um sinal de doença intestinal ou no reto. Nestes casos, uma avaliação médica está indicada.

A presença de muco nas fezes é um sintoma comum da síndrome do intestino irritável. Isso ocorre quando o órgão é mais sensível, no entanto, não há risco de doenças graves. Mas também pode significar que há uma inflamação ou infecção no organismo.

Muco intestinal: o que é? O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

1 – Sangue nas fezes
Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Fezes pretas ou de cor escura.

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

Leitoso. O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

A doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. Sintomas: a doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.