Quando dor no braço esquerdo e preocupante?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Se a dor no braço esquerdo vier acompanhada por inchaço, pode ser sinal de tendinite. A doença provoca inflamação nos tendões, as estruturas que ligam os ossos aos músculos. Punhos, cotovelos e ombros estão entre as áreas mais afetadas pela patologia, geralmente causada por esforços repetitivos (LER/DORT).

Dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e outras características como dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio, podem ser sintomas de infarto.

A dor no braço esquerdo que irradia para a mão é um sintoma comum e pode ser causada por diversas condições, como lesões musculares, tendinite, síndrome do túnel do carpo e até mesmo infarto do miocárdio. Identificar a causa e receber o tratamento adequado é crucial para aliviar a dor e evitar complicações.

É comum ainda que a dor irradie para o braço esquerdo. Já na crise de ansiedade, a dor no peito costuma vir em ondas de vai e vem. Além do mais, é seguida de uma sensação de ardor (formigamento) que pode atingir não só o braço esquerdo como também o direito, pernas e dedos.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

A dor no braço esquerdo é um sintoma comum de quem sofre infarto e surge a partir de uma dor forte no peito, que pode se alastrar não apenas para este local, mas também para outros, como axila, pescoço e costas. “Geralmente, no infarto agudo do miocárdio, dores no braço esquerdo ocorrem por irradiação da dor torácica.

Como você pôde ver, dores no braço esquerdo podem estar associadas a várias situações diferentes, desde uma simples dor muscular até o temido infarto do miocárdio.

Dor no braço pode surgir após esforços manuais novos ou repetitivos. A dor no músculo do braço é a dor muscular tardia, que é sentida com rigidez nos músculos, sensibilidade ao toque e redução da capacidade de gerar força.

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

Atenção à presença de tosse
Outra característica que pode ajudar a diferenciar um quadro de ansiedade de um problema cardíaco é a presença ou não de tosse. Em alguns quadros cardíacos – como num infarto – é comum um certo acúmulo de líquidos nos pulmões, levando a um quadro de tosse.

A cardiologista do Hospital Vila da Serra descreve que o quadro clínico da síndrome de Takotsubo é semelhante ao infarto agudo do miocárdio, com falta de ar, dor no peito, sudorese, arritmias, fadiga e tontura, porém a diferença crucial é que no primeiro caso, durante análise pelo cateterismo, os vasos permanecem ...

O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Esse processo pode levar o músculo afetado à morte e geralmente causa intensa dor no do peito, como um aperto ou uma pontada que pode se alastrar para o pescoço, axila, costas ou braço esquerdo.