Quando o nervo ciático precisa de cirurgia?

Perguntado por: ibarbosa4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 10 votos

A cirurgia para nervo ciático é indicada em casos onde o tratamento conservador não apresenta eficácia e o paciente apresenta dor constante. A cirurgia é realizada pelo neurocirurgião no RJ, Dr. Felipe Calmon.

A cirurgia para ciática é realizada para aliviar a pressão sobre os nervos e aliviar a dor.

Neste procedimento, a descompressão medular não é realizada com a remoção parcial ou total de uma lâmina, mas através da inserção de pequenas placas de metal ou osso, para fixar a lâmina nova na posição. A técnica alarga o canal vertebral e preserva o movimento do pescoço.

Portanto, o nervo ciático tem um papel fundamental no corpo. Ele recebe e distribui estímulos de muitas partes do corpo relacionadas à nossa mobilidade. Quando ele não está bem, essa mobilidade fica comprometida, além de causar muita dor.

A dor no nervo ciático pode trazer riscos, particularmente se acompanhada de sintomas que apontam para uma condição mais grave. Conhecida como ciatalgia, esta condição não é apenas incômoda, mas um indicativo de um problema que requer atenção.

RESULTADOS: Os pacientes tratados de forma não cirúrgica apresentaram custo médio de tratamento de R$ 3.245,16, enquanto os pacientes tratados com cirurgia apresentaram custo médio de R$ 36.590,16.

A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. O objetivo da injeção epidural é aliviar a dor e, ás vezes, algumas infiltrações são suficientes.

É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro", afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

O tratamento do nervo ciático inflamado, geralmente, depende da causa subjacente, mas pode incluir, principalmente, exercícios de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos das costas e melhorar a flexibilidade e recursos específicos para reduzir o inchaço, a dor e demais sintomas.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

Teste para saber se está com inflamação no nervo ciático
Para isso, verifique se há a presença dos 3 seguintes sintomas: Dor, formigamento, choque ou dormência em membros inferiores, iniciando na região da coluna. Fraqueza em uma ou ambas as pernas. Dificuldade para caminhar após um tempo inerte na mesma posição.