Como é feita a fisioterapia para nervo ciático?

Perguntado por: dfrutuoso8 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

A fisioterapia do nervo ciático engloba a utilização de algumas técnicas fisioterapêuticas manuais, e também eletroterapia, fototerapia e termoterapia. Os objetivos do tratamento são reduzir o processo inflamatório e aumentar a amplitude dos movimentos e também a força muscular.

O tratamento do nervo ciático inflamado, geralmente, depende da causa subjacente, mas pode incluir, principalmente, exercícios de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos das costas e melhorar a flexibilidade e recursos específicos para reduzir o inchaço, a dor e demais sintomas.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Excesso de peso, falta de exercício físico e hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta são situações simples que prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar.

Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.

Enquanto se espera pela consulta médica, o tratamento caseiro para aliviar a dor do nervo ciático, podem ser compressas quentes ou leves massagens para relaxar a região. Nunca se automedique ou tente alongar intempestivamente as pernas ou a coluna na fase de dor aguda. Também: Não carregar pesos ou fazer esforço.

A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Na maioria das vezes é um pinçamento leve e melhora em seis semanas) e síndrome do piriforme, músculo que fica no bumbum (quando se contrai, pode pinçar o nervo, causando a inflamação e dor). A dor no ciático dura cerca de seis semanas.

Exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral e ajudar a identificar o que comprime o nervo. Se a coluna estiver saudável e inalterada, a causa deve ser apenas músculos ou fáscia para facilitar o tratamento.

A duração de uma crise de nervo ciático pode variar, geralmente durando até 4 semanas. No entanto, com o tratamento adequado, é possível observar melhorias já na segunda semana. No entanto, em geral, a crise aguda leva até seis semanas para se curar completamente.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral.