Qual o valor normal de um hemograma completo?
Novos valores de referência para o hemograma no Fleury
Masculino | Feminino |
---|---|
Adultos: 4,32 - 5,67 milhões/mm3 | Adultos: 3.83 - 4,99 milhões/mm3 |
Quando o resultado do hemograma é preocupante
A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.
O que devo me preocupar no hemograma completo
Contagens Anormais de Leucócitos
- Infecção viral ou bacteriana grave;
- Supressão da medula óssea, causada por tratamentos como quimioterapia ou radioterapia;
- Doenças da medula óssea, como leucemia ou síndrome mielodisplásica;
- Deficiência de algumas vitaminas (B 12 e ácido fólico)
- Relacionada a etnia do paciente.
Quais as doenças que um hemograma completo pode detectar
Um hemograma completo é capaz de detectar as seguintes doenças:
- Anemia;
- Leucemia;
- Causas de sintomas, como fraqueza, febre e perda de peso;
- Policitemia;
- Infecções virais;
- Infecções bacterianas;
- Alergias.
Qual valor de leucócitos é preocupante
Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.
O que dá alterado no hemograma quando tem infecção
Valores de referência para o hemograma completo
Além disso, é possível observar diferenças nos valores, dependendo do laboratório onde foi feita a coleta. Quando há presença de infecção no organismo, nota-se o aumento dos leucócitos.
É possível detectar o câncer pelo hemograma completo
Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.
Como saber se tem alguma infecção pelo hemograma
O hemograma pode estar normal no caso de infecção urinária baixa não complicada ou demonstrar leucocitose quando há acometimento pielocalicial ou complicações (pionefrose, abcessos renais e perirrenais). Entretanto, em pacientes idosos ou imunossuprimidos, pode haver leucopenia.
Como saber se a pessoa está com anemia no hemograma
O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.
Como interpretar o resultado de um hemograma completo
Como interpretar o hemograma corretamente. Diagnóstico de anemia: redução de hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrócitária. Em geral, o diagnóstico laboratorial é definido por hemoglobina: < 12 g/dL em mulheres ou < 13,5 g/dL em homens; e hematócrito: < 36% em mulheres ou < 41% em homens.
Qual é a diferença entre hemograma e hemograma completo
Hemograma completo e hemograma com plaquetas são nomes diferentes para o mesmo exame. Seu objetivo é avaliar as células sanguíneas para verificar como está a saúde geral de uma pessoa. Desordens na composição sanguínea de um indivíduo podem levantar suspeitas de doenças como anemia e outras.
Como saber se a imunidade está baixa no exame de sangue
Basicamente, os exames laboratoriais de rotina incluem o Hemograma Completo, ou seja, o Eritrograma (série vermelha), Leucograma (série branca) e as Plaquetas. Quando essas células estão abaixo do valor de referência, quer dizer que o seu sistema imune está fraco, mas não se engane!