É normal a pessoa comer e já ir ao banheiro?

Perguntado por: rmello . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 18 votos

Não se trata de uma condição ou doença, mas sim de um reflexo natural do corpo. No entanto, o reflexo gastrocólico pode ser imediato, fazendo com que o indivíduo tenha que ir ao banheiro logo após a refeição, caso haja alguma condição de saúde, e sinta dor, cólica, diarreia e prisão de ventre.

Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.

Provavelmente uma das causas mais comuns de alguém fazer muito cocô é a intolerância alimentar. Ou seja, você comeu algo que não caiu bem”, diz Kyle. Se for o caso, em alguns dias a flora intestinal vai fazer tudo voltar ao normal.

Esses sintomas costumam aparecer cerca de 8 a 12 horas após a ingestão do alimento.

A aparência e consistência das fezes, em casos de diarreia, podem variar ligeiramente de macias a aguadas. O aumento da quantidade de água nas fezes pode resultar da incapacidade do intestino delgado e o cólon (intestino grosso) não conseguirem absorver água suficiente.

Para a maioria da pessoas é considerado normal defecar de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Outras pessoas podem ficar até uma semana ou mais sem defecar, não experimentando desconforto ou prejuízo.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.