Qual é a função do fígado?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 6 votos

Entre as principais funções do fígado estão o de ajudar na digestão com a produção da bile, armazenar e produzir diversas substâncias importantes para o corpo e também filtrar substâncias tóxicas e microrganismos prejudiciais. Não é pouca coisa.

As principais funções do fígado são:

  • produção da bile;
  • síntese do colesterol;
  • armazenamento e liberação da glicose;
  • desintoxicação do organismo;
  • transformação de amônia em ureia;
  • processamento de drogas e hormônios;
  • metabolismo das proteínas;
  • destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, entre outras.

Quando não é tratada a tempo, ou quando o distúrbio hepático é progressivo, a insuficiência hepática é fatal. Mesmo depois do tratamento, a insuficiência hepática pode ser irreversível. Algumas pessoas morrem de insuficiência renal. Algumas pessoas desenvolvem câncer hepático.

O fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver. Além de ser o maior órgão sólido e a maior glândula do corpo, ele também é responsável por centenas de funções no nosso organismo.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

4) Insuficiência do fígado
Trata-se da doença mais grave e se caracteriza pela incapacidade do órgão em realizar funções essenciais, como a eliminação de toxinas do corpo, metabolismo e a síntese de fatores de coagulação. Ainda, a insuficiência hepática pode ser aguda ou crônica.

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

– Ajudar a manter eletrólitos e equilíbrio de fluidos. – Filtrar o sangue, regulando o processo de coagulação. – Produzir e liberar hormônios como o estrogênio e testosterona.

Quando o sangue entra no fígado, ele se transforma em aglomerados de células do fígado chamadas lóbulos. Essas células são únicas porque podem passar pelo ciclo de criação de células mais de uma vez. Isso faz do fígado o único órgão humano que pode se regenerar.

A causa mais comum são os distúrbios do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem a obesidade, o diabetes e o pré-diabetes, condições de alta prevalência na população.

A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

A presença de gordura no fígado geralmente não causa sinais perceptíveis. Geralmente, não há sintomas nos estágios iniciais, então você provavelmente não saberá que tem, a menos que seja diagnosticado durante exames realizados por outros motivos.