Como é chamado o osso do joelho?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.9 / 5 11 votos

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula). Quando você flexiona ou estica a perna, o osso da coxa ativa a tíbia, enquanto a patela corre ao longo da extremidade do osso da coxa.

Ossos. O fêmur, a tíbia e a patela (rótula) constituem os ossos do joelho. Por sua vez, a articulação do joelho mantém esses ossos no lugar. A patela é um osso pequeno em forma de triângulo que fica na parte frontal do joelho, dentro do músculo quadríceps.

FÊMUR

FÊMUR. A extremidade distal do fêmur é a estrutura óssea proximal da articulação do joelho. Os côndilos femorais medial e lateral e o sulco troclear são os elementos anatómicos mais importantes para a articulação. O fêmur é o maior, mais pesado e mais forte osso do nosso corpo.

Antigamente, a patela era chamada de rótula, que significa “rodinha” em latim. E, justamente, a patela é aquele osso arredondado que fica na frente do joelho. A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea.

Em cada joelho, existem 2 meniscos: o menisco medial (no lado de dentro do joelho) e menisco lateral (no lado de fora).

Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).

A cartilagem do joelho é o tecido que recobre como um colchão a superfície dos ossos, e funciona basicamente como um grande amortecedor, absorvendo o impacto e distribuindo-o de maneira uniforme, evitando-se assim o excesso de pressão concentrado em um único ponto da articulação.

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

Os principais motivos de dor na articulação do joelho são: sobrecarga, inflamação e lesões articulares. É muito comum que estas causas estejam combinadas. Além disso, o joelho pode doer por causas fora da articulação, como a dor miofascial e a dor neuropática.

Trata-se de uma articulação sinovial do tipo gínglimo ( dobradiça ). A articulação é composta por três estruturas ósseas: Tíbia, Fêmur e Patela. E duas articulações em sua cápsula articular: Articulação tibiofemoral e patelofemoral. Essas estruturas irão permitir a sustentação de grandes cargas e uma ampla mobilidade.

Antigamente, fazia-se essa cirurgia, que chamamos de meniscectomia total. Mas, com o tempo, percebeu-se que o joelho dos pacientes submetidos a este procedimento destruía rapidamente, resultando na doença chamada artrose. Por isso, a lesão radial é a pior que existe.

Geralmente, ocorre devido à falta de tratamento oportuno ou devido a alterações anatômicas da articulação do joelho. Exercícios de fisioterapia e funcionais podem ser importantes para reforço da musculatura, estabilizando a patela.