Qual doença nos ossos que não tem cura?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

As doenças osteoporose, artrite e artrose não têm cura, mas têm tratamento. O objetivo principal dessas doenças dos ossos é reduzir a perda óssea e a inflamação, diminuir as dores e minimizar o impacto das patologias. É muito importante garantir a qualidade de vida do paciente, para evitar dores e fraturas.

No caso das doenças degenerativas das articulações, estamos a falar de casos de Osteoartrose, Osteoporose e Artrite. No caso da Osteoartrose (ou só artrose, como é vulgarmente conhecida), é uma doença que afeta principalmente as articulações que suportam peso ou fazem demasiados movimentos: como os joelhos ou os pés.

Essa é uma doença em que as células ósseas não são renovadas de maneira satisfatória, isso causa o enfraquecimento dos ossos, tornando-os suscetíveis a fraturas.

"O sintoma inicial do câncer de osso é o surgimento de dor na parte envolvida, que começa leve, melhora com analgésicos e aos poucos vai aumentando, tanto na intensidade quanto na duração, até se tornar persistente. Essa manifestação não piora com a atividade física e normalmente se intensifica à noite.

A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal.

Esclerose Múltipla
Essa condição provoca lesões no cérebro que levam à atrofia ou perda de massa cerebral.

A osteoporose é talvez a mais conhecida de todas as doenças ósseas, mas existem muitas outras que não apenas enfraquecem os ossos, mas podem fazê-los se curvar ou deformar. Algumas condições causam até mesmo um aumento do crescimento ósseo levando a uma gama restrita de movimentos e dor crônica.

Sintomas

  • Perda progressiva da memória, é comum a lembrança de fatos mais antigos e o esquecimento de situações do cotidiano;
  • Perda progressiva da capacidade cognitiva;
  • Redução da capacidade de relação social.

Contudo, no dia a dia previdenciário, percebo que as seguintes doenças ou problemas na coluna são os mais comuns nos casos de aposentadoria por invalidez:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

As doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população brasileira são a doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, demência senil e outras.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor.

Artrite ou artrose? Falar que uma doença é “pior”, sempre será delicado. Porém, sob o ponto de vista de tratamento e de profundidade da patologia, a artrose acaba tendo um tratamento muito mais demorado e complexo.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente.

Principais sintomas
Na inflamação óssea, a infecção dos ossos pode causar febre e, em alguns casos, dor no local infectado. A área óssea pode ficar avermelhada, dolorida e inchada, em que os movimentos podem ser dolorosos. Além disso, pode causar perda de peso e cansaço constante.