Por que a fratura coca?

Perguntado por: ldias7 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.

Como saber que o osso está “colando” no tempo certo
A avaliação é feita por meio da análise dos exames de imagem (como radiografia e tomografia) e exame físico da região do seu corpo que está fraturada.

- Hidrate a sua pele: No processo de cicatrização, a região afetada pode causar coceira. Hidratar a área é a melhor solução para aliviar os sintomas. - Não coce: A coceira, o desconforto e o fisgado são naturais de se sentir, mas isso vai diminuir com o tempo.

O processo de consolidação óssea é um fenômeno biológico simples que ocorre em fases, formação de hematoma, inflamação, angiogênese, formação de cartilagem (com subsequente calcificação, remoção da cartilagem e então formação de osso) e remodelação óssea.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Às vezes, mesmo sem movimento, músculos podem provocar o desalinhamento, entortando a soldagem. Estes movimentos podem retardar a consolidação do osso ou levar o paciente a ter uma pseudo artrose, quando o processo excede seis meses. Quando isso acontece, recorre-se a uma outra variedade de procedimentos médicos.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Fase proliferativa: começa em 2 a 3 dias e termina em até 1 mˆs. Neste período, a cicatriz já está impermeável e começa um processo de formação de colágeno para criar resistência local! É nesta fase que geralmente ocorre coceira na cicatriz!

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Depois de uma fratura, o osso pode ser reparado pelo próprio corpo através do processo de regeneração óssea. À medida que o osso se cura, ele forma um calo ósseo em torno da área afetada. Com o tempo, o calo ósseo é gradualmente substituído pelo osso novo, até que a fratura esteja completamente curada.

Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.

Apesar de um conceito errôneo, não existem provas de que um osso, depois de quebrado e curado, ficará mais forte do que antes. Quando um osso é fraturado, ele inicia seu processo de cura formando uma calosidade no local da fratura, onde é depositado cálcio para ajudar na reconstrução, explica o Dr. Terry D.