Qual o osso mais frágil da mão?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 9 votos

A porção final do rádio é a parte óssea mais frágil do punho, por isso, é a que com maior freqüência se fratura. As fraturas do rádio distal são fraturas muito comuns.

Fraturas do Escafóide
O escafóide é o osso mais fraturado no punho (60% dos casos).

Além disso, os ossos cranianos ainda estão em formação. Por esse motivo, o crânio é uma das partes mais vulneráveis a fraturas em caso de quedas ou impactos. Dessa forma, é extremamente importante ter muito cuidado ao manusear a cabeça dos bebês e das crianças, protegendo-as para evitar lesões graves.

Dos ossos do carpo, o escafóide é o mais comumente fraturado. A fratura do escafóide é mais comum em homens jovens (média de idade de 25 anos), geralmente por queda com a mão espalmada, ocasionando hiperextensão do punho.

A Fratura do Boxer (Boxeador) é uma fratura que acontece na mão, mais especificamente no colo do 5º metacarpo (metacarpo de dedo mínimo). Ela leva esse nome pois a maior parte delas ocorre após um soco, e com frequência o soco em uma superfície rígida como parede, porta, mesa, etc.

Metacarpo

Metacarpo. O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão. É formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges.

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

A fratura do fêmur é a que mais preocupa e pode até levar à perda da capacidade de andar.

A fratura no quadril é considerada uma das mais perigosas para o ser humano. Também conhecida como fratura do fêmur proximal, este tipo de lesão atinge 1,6 milhão de pessoas no mundo por ano; e estima-se que até o ano de 2050 este número deverá ser 6,3 milhões, devido ao envelhecimento natural da população.

Dor intensa na área afetada é um dos sintomas mais comuns de um osso quebrado. A dor pode ser aguda e constante ou pode piorar quando a área afetada é mobilizada.

A Fratura de Escafoide ocorre quando há um rompimento desse osso, que, apesar de pequeno, é extremamente importante para a mobilidade do punho e da mão. A Fratura do Escafoide é a lesão mais comum entre os ossos do carpo e pode ser confundida com uma “simples” torção do punho, dificultando o tratamento e recuperação.

osso trapezoide

O osso trapezoide (pré-AO 1990: trapezoide) (ou pequeno multiangular) é um osso do carpo em tetrápodes, incluindo os seres humanos. É o menor osso na fileira distal.

Por causa de sua posição, o escafóide é o osso mais comumente quebrado do pulso, e esse tipo de fratura ocorre, geralmente, após uma queda sobre as mãos estendidas.

Eles podem acontecer durante atividades físicas (jogo de vôlei, handball e boxe, por exemplo), em quedas, esmagamento ou durante atividades de trabalho. Pessoas de todas as idades e sexos podem quebrar a mão durante a vida por conta de um descuido ou uma situação de exposição.

Lesões comuns nas mãos
Quando há ruptura de um ligamento, os ossos podem sair de posição resultando em uma luxação da articulação. As lesões da mão provocam inchaço, dor e rigidez e, por vezes, limitam o movimento.

Os indícios de uma fratura na mão vão depender do grau em que a lesão se encontra. O sinal mais comum é uma forte dor no local, seguida de dificuldade de movimentação da parte afetada. Deste modo, ainda pode haver o aparecimento de edemas, devido ao acúmulo de líquido, também sendo possível surgir luxações.