O que sustenta o corpo humano?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 8 votos

sistema esquelético

O sistema de sustentação, também chamado de sistema esquelético, é composto pelo esqueleto, constituído pelos ossos, cartilagens e tendões presentes no corpo de um organismo. Sua função principal é a proteção e a sustentação do corpo.

O sistema esquelético é constituído de ossos e cartilagens, além dos ligamentos e tendões. O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.

Ossos (parte dura) - Tem a função de sustentar o corpo e auxiliar os músculos nos movimentos.

coluna vertebral

Embora seja percebida apenas quando algo está errado, a coluna vertebral literalmente é a sustentação corporal.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.

Entre os principais sistemas do corpo humano, podemos citar o tegumentar, esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, nervoso e genital.

Os sistemas muscular e esquelético desempenham importantes funções na movimentação do corpo. Sistema nervoso: é dividido em sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos e gânglios). Os órgãos se comunicam por meio dos neurônios, que transmitem sinais de informação pelo corpo.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

sóleo

De maneira geral, aquele que consegue exercer mais força é o sóleo, que fica na panturrilha. Sem este músculo, não conseguiríamos caminhar, correr, dançar, talvez nem levantar. A combinação de todos os fatores permite que o organismo garanta a homeostase, que é o estado de equilíbrio.

Os músculos dos membros inferiores são os mais fortes do corpo. Graças aos músculos das pernas, podemos ficar de pé e manter o equilíbrio.

Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema. O esqueleto, com seus 206 ossos, atua sustentando alguns tecidos, protegendo órgãos, auxiliando no movimento, produzindo células do tecido sanguíneo e armazenando minerais.

A tíbia está localizada na região medial da perna. É o maior osso dessa região e promove a sustentação do peso humano.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, por isso, a medula óssea é considerada a fábrica do sangue.