O que que é a bile?
A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite.
Qual é a função do bile
Atuando no sistema digestório, a bile tem como função contribuir com a absorção dos nutrientes e com a digestão de gorduras ingeridas na alimentação.
Onde atua a bile
A bile é produzida no fígado, mas sua atuação ocorre no intestino delgado (duodeno).
Qual é o nome do órgão que produz a bile
fígado
A vesícula biliar armazena e concentra a bile, um líquido produzido no fígado que ajuda na digestão das gorduras dos alimentos, e é secretada pela vesícula para o duodeno em resposta ao estímulo do alimento ingerido como parte do processo digestivo.
O que a bile faz com a gordura
A bile é uma secreção amarelo esverdeado produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Ela é composta por diversos componentes, como por água, sais biliares, fosfolipídios, colesterol, pigmentos biliares, como a bilirrubina, entre outros. Tem como principal função a quebra da gordura dos alimentos ingeridos.
O que fazer para melhorar a bile
Vegetais de folhas verdes como agrião, couve, espinafre, rúcula e salsinha, entre outros, estimulam a produção da bile, necessária para a digestão das gorduras.
O que pode causar problema na bile
Colesterol alto e excesso de sais minerais no organismo, por exemplo, podem causar alterações na fórmula da bile e resultar no surgimento das pedras na vesícula. Os cálculos biliares podem ter o tamanho de um grão de areia e serem expelidos facilmente, muitas vezes sem serem notados pela pessoa.
Como saber se a bile está inflamada
O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente. Em mais ou menos 5% dos casos, a colecistite é a alitiásica, ou seja, acontece sem a colelitíase (cálculo biliar).
Quem tem problema no fígado sente o quê
Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.
Qual a cor do líquido da bile
A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios).
Quando a pessoa vomita a bile
A principal causa é o jejum, pois a bile vai se acumulando e acaba derramando no intestino e estômago e, quando entra em contato com uma mucosa gástrica desprotegida também pelo jejum, causa irritação e vômito.
Quando o fígado não produz a bile
Obstrução dos ductos biliares: Quando os ductos que levam a bile para fora do fígado estão bloqueados, a bile fica estagnada e pode danificar o tecido hepático. Em bebês, esta obstrução é mais comumente causada por atresia biliar, uma doença na qual os ductos biliares estão ausentes ou danificados.