O que produz o intestino delgado?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 14 votos

É nas paredes do intestino delgado que se produz o suco intestinal. A bile lançada no duodeno divide as gorduras em pequenas gotas, ajudando a ação do suco pancreático e do suco intestinal.

No intestino delgado é produzido também suco entérico, o qual apresenta enzimas e muco que protegem a parede intestinal. Entre as enzimas presentes no suco entérico, podemos citar a enteroquinase e erepsina.

O intestino delgado se estende entre o estômago e o intestino grosso. A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes dos alimentos, permitindo que alguns minerais, vitaminas e outros sejam incorporados na corrente sanguínea para aproveitamento pelo organismo.

O intestino grosso é a porção final do sistema digestório, sendo responsável pela formação da massa fecal. As principais partes do intestino são ceco, cólon, reto e ânus. O intestino grosso é a porção final do sistema digestório e é o local onde as fezes são formadas.

Em constante comunicação com o cérebro, o intestino tem papel fundamental no controle da imunidade do organismo e interfere muito nas nossas emoções. O órgão possui sistema nervoso próprio com mais de 500 milhões de neurônios e produz por volta de 95% da serotonina (o neurotransmissor do bem-estar) do nosso organismo.

A motilina é liberada ciclicamente pela região superior do intestino delgado durante o jejum e estimula a motilidade gastrointestinal. A grelina é produzida no estômago (fundo). A grelina estimula a secreção do hormônio do crescimento.

fígado

A bile é produzida no fígado, mas sua atuação ocorre no intestino delgado (duodeno).

As principais funções do intestino delgado são completar a digestão da comida e absorver os nutrientes. Disfunções do intestino delgado podem te levar a experiências bem desagradáveis, como uma diarreia durante uma viagem, ou pior, durante um encontro.

Absorção de nutrientes no intestino delgado

  • Gorduras;
  • Colesterol;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Água;
  • Vitaminas: A, C, E, D, K, complexo B;
  • Minerais: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cloro.

No intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão dos alimentos. Já no intestino grosso, o cólon é o responsável por absorver a água e os nutrientes finais do alimento. Os resíduos, então, seguem para o reto e, posteriormente, são eliminados.

Atuando no sistema digestório, a bile tem como função contribuir com a absorção dos nutrientes e com a digestão de gorduras ingeridas na alimentação.

Sua principal função é a absorção de nutrientes e de substâncias. Tem, ainda, o papel de secretar substâncias que auxiliam no esvaziamento do estômago, na contração da vesícula biliar, no seu próprio funcionamento motor, além de outras funções.

O sistema digestivo ou digestório, como é intitulado pela nova nomenclatura, é responsável pela digestão dos alimentos, quebrando-os em partes menores para que as substâncias necessárias (nutrientes) sejam absorvidas pelo organismo.

Assim como os AGCC, a serotonina também é secretada no intestino (sintetizadas pelas células enterocromafins) e gera efeitos no sistema nervoso central. Esse neurotransmissor atua na regulação do humor, do apetite e do sono e é sintetizado a partir do triptofano.