Quais moléculas passam livremente pela membrana plasmática?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 14 votos

Oxigênio e dióxido de carbono são exemplos de moléculas que conseguem se difundir livremente pela membrana plasmática por meio da chamada difusão simples. Outras moléculas, no entanto, necessitam do auxílio de proteínas para que o transporte ocorra.

Substâncias podem passar pela membrana plasmática por transporte passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com gasto de energia). A endocitose é um processo em que a membrana plasmática invagina-se e garante a entrada de macromoléculas para o interior da célula.

As proteínas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteínas integrais e proteínas periféricas. As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.

Dentre as substâncias que podem ser transportadas ativamente através da membrana estão: íons sódio, potássio, ferro, hidrogênio, cálcio e alguns tipos de açúcares e de aminoácidos.

A membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica com proteínas inseridas, além de carboidratos e esteroides. Além de proteínas e lipídeos, a membrana plasmática também apresenta em sua constituição cadeias de carboidratos.

O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma. A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável.

É um transporte passivo. Moléculas de baixo peso molecular, ou lipofílicas, como os gases oxigênio (O2), nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e até mesmo as vitaminas lipossolúveis atravessam facilmente a bicamada lipídica, se dissolvendo na matriz lipídica.

Proteínas de canal e proteínas carreadoras transportam materiais em velocidades diferentes. No geral, as proteínas de canal transportam moléculas muito mais rapidamente do que as proteínas carreadoras.

A osmose é um tipo de transporte passivo, que ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto, sem gasto de energia. Nesse tipo de transporte, a água atravessa a membrana plasmática no sentido do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico).

Ligantes solúveis em água são polares ou carregados e não podem atravessar a membrana plasmática facilmente. Portanto, a maioria dos ligantes solúveis em água se ligam aos domínios extracelulares dos receptores de membrana plasmática, ficando na superfície exterior da célula.

Medidas de supressão de fluorescência e de FRET oferecem meios para a investigação das relações espaciais entre moléculas, num intervalo de distâncias que vai de alguns décimos de nanômetros até dezenas de nanômetros. Essas escalas de distâncias são extremamente relevantes para monitorar as interações moleculares.