O que é VCM e HCM alto?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

VCM e HCM baixos: indica anemia por falta de ferro; VCM e HCM normais: indica anemia crônica, talassemia; VCM e HCM altos: indica anemia megaloblástica.

VCM alto. Quando o VCM está alto, ou seja, ultrapassa o valor de 96 fL, indica que os glóbulos vermelhos estão grandes, apontando uma anisocitose: desproporção do tamanho das células sanguíneas.

A HCM elevada indica que o paciente pode ter anemia hipercrômica. Um valor abaixo da referência pode indicar que o paciente apresenta anemia por falta de ferro ou quadro de talassemia.

O hemograma completo, também conhecido por HGM, é um tipo de exame de sangue responsável por analisar as células que compõe o tecido sanguíneo - Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea); para detectar distúrbios do organismo, confirmar um diagnóstico ou monitorar ...

HCM (hemoglobina corpuscular média) → 27,5 a 33,2 pg; CHCM (concentração da hemoglobina corpuscular média) → 33,4 a 35,5%.

Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

Os índices hematimétricos são:
VCM: Volume Corpuscular Médio;Indica o tamanho das hemácias. HCM: Hemoglobina Corpuscular Média ; Expressa a cor das hemácias; CHCM: Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média; Expressa a cor das hemácias; RDW: Índice Geral de Anisocitose.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Quando a dosagem de hemoglobina analisada está acima dos níveis aceitáveis, podemos ter sintomas como tonturas, pele de cor azulada nos lábios e nas pontas dos dedos, pés e mãos frios e, em alguns casos mais raros, perda de visão e de audição.

Dizem que é mais rápido o efeito que comendo vegetais. Cordeiro, fígado, mariscos, camarões, fígado de frango e ostras são algumas das fontes recomendadas.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Concentração de hemoglobina globular média (CHGM ou CHCM): é um cálculo da quantidade de hemoglobina em um volume de hemácias. Valores baixos são vistos quando a hemoglobina está diluída dentro das hemácias, como na anemia por deficiência de ferro e na talassemia.

Para o hemograma, o jejum não é necessário. Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O principal exame realizado para identificar a anemia é o exame de sangue, o qual avalia a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Os valores indicativos de anemia são: para homens abaixo de 14g/dL e no caso das mulheres 12 g/dL.