Quando a dor na coluna é preocupante?

Perguntado por: aveiga2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Fadiga, perda de peso, alterações da força muscular, atrofia do membro e dificuldade de andar acompanham o quadro. Quando a dor está associada a sintomas neurológicos como perda do controle bexiga, intestino e déficit motor, uma avaliação mais profunda é necessária.

Alguns tipos de câncer podem sim causar esse sintoma. Os principais são: mieloma múltiplo (MM), tumor de pâncreas, câncer de rim metastático, câncer de pulmão e tumor de mama metastático.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.

Hérnia de disco
Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes.

Normalmente a causa dessa dor é por tensão muscular, ligamentar ou nos tendões e raramente por algo mais sério. A dor na coluna pode ser aguda, iniciando de forma rápida e abrupta e melhorando dentro de alguns dias ou semanas, ou crônica, em que a dor permanece por várias semanas, meses ou até anos.

SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNA

  1. Dor na região;
  2. Febre;
  3. Dor de cabeça;
  4. Calafrios;
  5. Rigidez do pescoço;
  6. Dormência ou formigamento.