Como saber se estou com a lombar inflamada?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  1. Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  2. Rigidez na região lombar;
  3. Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  4. Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  5. Fraqueza muscular nas pernas.

Gelo nas primeiras 24 a 72 horas
Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Dentre os exames, estão a Ressonância e a Tomografia. Com a ressonância é possível avaliar se as partes moles foram afetadas, como um disco intervertebral, que causa dores intensas ou agudas. Já a Tomografia o médico será capaz de investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula.

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Sintomas que requerem atenção imediata
Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.

Mas afinal, quando então eu devo me preocupar e procurar um médico? - O primeiro motivo já foi citado: quando a dor permanecer por um tempo muito prolongado (maior que 3 meses) ou for recorrente.

O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.

O médico que realiza esse tipo de consulta costuma ser um ortopedista. Também pode ser um profissional de outra especialidade (ginecologista, geriatra ou clínico geral, por exemplo) dependendo dos motivos que levaram a pessoa a procurar ajuda.

Principais fatores. As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Movimento para relaxar musculatura lombar e aliviar a dor na lombar. Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Eleve o quadril, colocando 2 bolinhas juntas, uma ao lado da outra, embaixo do cóccix (no finalzinho da coluna). Desça o quadril, relaxando todo o peso.

Deite-se de lado com as pernas dobradas; Coloque uma almofada entre as pernas para alinhar a coluna vertebral; Use uma almofada para apoiar a lombar, se necessário.

Tratamento da fratura da coluna lombar
Lesões estáveis podem ser tratadas com o uso de colete de Jewet, colar cervical ou gesso, usado em casos de fratura da coluna sem lesões na medula espinhal. Normalmente, este tipo de tratamento conservador é mantido por 8 a 12 semanas, até que as vértebras cicatrizem.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar.