O que foi a encefalite letárgica?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

A encefalite letárgica, doença europeia do sono ou doença de von Economo é uma forma atípica de encefalite, cujas causas não são conhecidas. Ela provoca letargia, sonolência incontrolável e tremores (parkinsonismo pós-encefalítico).

Especulações apontam para uma possível ligação com infecções virais, inclusive com o patógeno responsável pela pandemia da gripe espanhola, mas um motivo exato e comprovado não foi encontrado. “Após 100 anos de pesquisa, a etiologia (causa) da encefalite letárgica ainda é desconhecida.

Enfermidade do sono: a doença que fez pessoas se "transformarem" em estátuas da vida real. A doença do sono, ou encefalite letárgica, atingiu cerca de um milhão de pessoas após a Primeira Guerra Mundial e intrigou médicos e profissionais da saúde.

Foram registradas três epidemias graves na história, no final do século XIX, em 1920 e de 1970 até hoje. A doença do sono é também chamada de tripanossomíase africana humana. É causada por um protozoário Trypanosoma brucei que possui duas subespécies, Trypanosoma brucei rhodesiense e Trypanosoma brucei gambiense.

As causas mais comuns da encefalite são as infeções virais. A exposição ao vírus pode ocorrer através da respiração (partículas emitidas por uma pessoa infetada), água ou alimentos contaminados, picadas de mosquitos (ou outros insetos) e pelo contacto direto da pele.

A Tripanossomíase Humana Africana (HAT, na sigla em inglês), ou doença do sono, é uma infecção parasitária encontrada na África subsaariana e transmitida pela mosca tsé-tsé. Geralmente conhecida como doença do sono, a Tripanossomíase Humana Africana é uma infecção parasitária transmitida por moscas tsé-tsé.

Uma das principais causas que pode levar ao estado de letargia são as infecções graves que afetam alguns pontos do sistema nervoso. No sentido figurado da palavra, letargia também pode representar o estado de desânimo ou preguiça extrema de alguém.

Encefalite tem cura. No entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível a fim de evitar sequelas como paralisia muscular, dificuldades na fala e audição, epilepsia, movimentos musculares involuntários, problemas de aprendizagem e memória e alterações visuais.

Peter Hauri

Embora seja um conceito considerado recente, a higiene do sono já é bastante popular fora do Brasil. O termo surgiu em 1977, com o pesquisador norte-americano Peter Hauri, que buscava maneiras de melhorar a insônia sem a necessidade de medicamentos.

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. A privação de sono pode indicar alterações na saúde física ou mental.

É possível que o sono excessivo esteja relacionado com problemas de saúde, como a anemia, fibromialgia, rinite, alterações na tireoide e doenças cardíacas. Entretanto, também existem as chamadas doenças do sono, que causam o mesmo sintoma, são elas a narcolepsia, apnéia do sono e hipersonia idiopática.