O que é estupor na medicina?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Estado mental alterado, um termo muito impreciso, às vezes é usado pelos médicos para se referir a uma mudança na consciência, como letargia, obnubilação, delirium ou, algumas vezes, estupor ou coma. Estupor é um estado de falta de resposta excessivamente profundo.

No estupor, os principais sintomas são: Parecer estar dormindo e ser muito difícil de despertar. Quando acordado, não responder a perguntas ou não fazer sentido. Voltar a dormir quando não estiver sendo estimulado.

Entre as possíveis causas de estupor estão doenças graves, lesões ou anomalias. Por exemplo: uma pancada na cabeça pode gerar um breve estado de inconsciência, enquanto traumatismos graves, encefalite e reações tóxicas a medicamentos podem provocar um estado de inconsciência prolongado.

Coma é o estado de falta de responsividade total ou quase total, no qual não é possível induzir uma ação do paciente dotada de propósito. Estupor é um estado de redução da vigília no qual é possível obter uma resposta do paciente aos estímulos vigorosos.

Saiba reconhecer o sintoma
O coma se manifesta com a perda do conteúdo da consciência ou do nível de consciência, estados nos quais não há interação com o meio externo mesmo após estímulos.

Estupor Depressivo:
Estado depressivo grave, em que o paciente permanece durante dias em estado de catalepsia(imóvel), com negativismo expresso na ausência de resposta às solicitações ambientais, em geral com mutismo, recusa da alimentação e uso do próprio leito para urinar e defecar.

Relativo a estupor (ex.: o doente está em estado estuporoso). Plural: estuporosos |ó|. Origem etimológica:estupor + -oso.

A pedra estoporo A pedra estoporo serve para tomar banho na cabeรงa quando tem sinusite e para curar dor de cabeรงa forte.

O que é opistótono? O opistótono é o espasmo da coluna vertebral e as extremidades que se curvam para frente, resultando em posição de arco, apoiado pela parte de trás da cabeça e calcanhares (se a pessoa estiver deitada). Essa posição faz com que os músculos posteriores do pescoço e tronco se contraiam.

O paciente é considerado em coma superficial quando responde a estímulos de média intensidade, geralmente mantendo funções vitais estáveis e respiração espontânea, apesar destas dependerem de mecanismos não relacionados necessariamente com o controle da consciência.

Um paciente é dito em morte cerebral quando apresenta ausência total de reflexos, sendo sustentado somente pela ajuda de aparelhos. Assim, há ausência da respiração, ausência de reação a estímulos dolorosos, pupilas não reagentes e eletroencefalograma (EEG) isoelétrico (sem apresentar ondulações).