O que é fibromialgia na coluna lombar?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.

Dor intensa e difusa
Isso significa que, além das dores provocadas pela própria condição, uma dor lombar ou uma dor nos ombros, por exemplo — problema comum que pode atingir qualquer um — pode ser ainda mais intensa em quem tem fibromialgia. Outra característica da doença é a sensibilidade ao toque.

Causas da Fibromialgia
Dentre os principais fatores que podem causar a Fibromialgia estão os traumas físicos ou emocionais; anormalidades do sistema endócrino e do sistema nervoso autônomo; infecções bacterianas ou virais; fluxo sanguíneo anormal.

joelhos; ombros; braços. A fibromialgia tende a apresentar as dores em partes difusas do corpo, mas nada impede também de ser em um ponto localizado.

(Síndrome da dor miofascial)
O tratamento é feito com exercícios, calor local, monitoramento do estresse, fármacos para melhorar o sono e analgésicos não opioides. Na fibromialgia, quaisquer tecidos fibromusculares podem ser envolvidos, especialmente aqueles do occipício, pescoço, ombros, tórax, região lombar e coxas.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Qual exame detecta fibromialgia? Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

O que evitar
Ricos em purinas, como vísceras, carnes vermelhas e mariscos. Ricos em gorduras saturadas, como carnes vermelhas gordas, produtos de charcutaria e de salsicharia, manteiga e lacticínios gordos. Alimentos vegetais da família das solanáceas, como tomate, batata e berinjela. Álcool, café, chá, açúcares e sal.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros ...