O que pode ser cansaço e fraqueza nas pernas?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares.

Má circulação sanguínea. A má circulação do sangue se tornou umas das principais causas do cansaço nas pernas hoje em dia. As pessoas pessoas passam muito mais tempo sentadas e isso contribui bastante para o problema. As veias são os vasos responsáveis por levar e trazer o sangue do coração para todo o corpo.

Pois uma das principais causas desse cansaço é a má circulação. Ou também, chamada de insuficiência venosa crônica. Nesta condição, as válvulas das veias ficam enfraquecidas, desta forma dificulta o fluxo de sangue que provoca o surgimento de varizes e sintomas como: cansaço nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

5 dicas para aliviar os sintomas das pernas cansadas

  • 1 – Banho quente e alongar-se pode aliviar a dor nos nervos e também os músculos doloridos. Alongar os músculos doloridos é uma ótima maneira de fazê-los relaxar. ...
  • 2 – Gelo. ...
  • 3 – Meias de compressão. ...
  • 4 – Elevação das pernas. ...
  • 5 – Fique de pé e mova as pernas.

Os exercícios físicos ajudam na circulação, fortalecem os músculos e proporcionam bem-estar. Os mais recomendados para quem sofre de dores nas pernas constantes são as caminhadas, subir e descer escadas, pedalar moderadamente e atividades aquáticas.

O que pode causar fraqueza nas pernas? Muitas vezes, a fraqueza nas pernas é produto do sedentarismo ou da fadiga muscular. Contudo, algumas doenças mais sérias podem estar relacionadas ao sintoma, como sarcopenia, hérnia de disco e esclerose múltipla.

Resumindo: fadiga excessiva e cansaço podem assinalar deficiência de vitamina D.

É esperado que você sinta cansaço e falta de ar depois de praticar atividades físicas, por exemplo. No entanto, se esses sintomas se manifestam no dia a dia e em outras situações acompanhadas de fraqueza, exaustão e sonolência excessiva podem ser sinais claros de que é hora de procurar um médico.

Vitamina D
Eles, então, foram tratados com a suplementação desse nutriente. Após algumas semanas, os médicos notaram melhoras significativas no quadro de fadiga.

A vitamina B6 é outra em que você deve ficar de olho quando sente que está sem disposição, já que a sua deficiência no organismo pode levar a esse sintoma. Entre suas diversas funções, o destaque vai para seu papel no metabolismo energético, que ajuda a transformar o que foi consumido, as calorias, em energia.

"Temos diversas ervas que aumentam imunidade contra a fadiga", explicou o fitoterapeuta, que orienta o uso de chás com de hortelã pimenta, folhas e flores de alecrim camomila, semente de funcho, giseng e valeriana.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Problemas de movimento
Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.