Qual a diferença entre nervo ciático e hérnia de disco?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 14 votos

O quadro clínico típico de uma hérnia de disco caracteriza-se pela dor nas costas (lombalgia), associada ou não à ciatalgia (dor irradiada no trajeto do nervo ciático). A dor ciática ocorre quando o disco herniado comprime mecanicamente uma raiz nervosa.

Quando há a hérnia na região lombar das costas, o nervo ciático é pressionado ou pinçado, causando a inflamação e provocando as dores. Por conta disso, todas as causas do surgimento de hérnia de disco são também possíveis causas de inflamação do nervo ciático.

O exame para detectar uma alteração do nervo ciático deve ocorrer no consultório: o paciente está deitado de costas e levanta a perna esticada da maca. Dor ou formigamento podem indicar compressão ciática. Se também sentir desconforto na outra perna, isso indica doença espinhal grave, como uma hérnia de disco extrusa.

Outros sintomas da dor ciática são:

  1. dor que irradia na parte de trás da perna;
  2. dor que piora ao andar, sentar, tossir e espirrar;
  3. dormência;
  4. formigamentos;
  5. sensação de choque ou de queimação;
  6. falta de força nas pernas, nos casos mais graves.

Exercícios físicos, fisioterapia, e antiinflamatórios, bem como demais tratamentos podem ajudar a resolver. A cirurgia é recomendada para casos muito avançados de problemas de hérnia de disco, segundo o Dr. Ailton, médico especialista em nervo ciático e hérnia de disco.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

A dor no nervo ciático pode trazer riscos, particularmente se acompanhada de sintomas que apontam para uma condição mais grave. Conhecida como ciatalgia, esta condição não é apenas incômoda, mas um indicativo de um problema que requer atenção.

Inflamação
Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés. Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

Os principais músculos que sofrem tensões são os da região glútea e o piriforme — o maior responsável por lesões no ciático, localizado na região do quadril, próximo da área profunda das nádegas.

Exames de imagem e bloqueios nervosos diagnósticos podem ser apropriados em alguns casos. Os exames de imagem usados para diagnosticar a causa da ciática incluem: raio-x, tomografia, ressonância magnética (RM) e discografia (útil para avaliar anormalidades em um disco intervertebral).

Reduzir as atividades e repouso para não agravar a dor. Calçados confortáveis para diminuir o incômodo. Deitar de costas com travesseiro embaixo dos joelhos ou de lado, entre as pernas.

Excesso de peso, falta de exercício físico e hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta são situações simples que prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar.

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé. Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.

Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina). Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.

O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas. A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).