Quando o corpo está quente mas não tem febre?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mas essa não é a única alteração que o calor excessivo pode indicar. Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.

Segundo os profissionais de saúde, a febre interna é a sensação que uma pessoa tem quando está quente apesar do termômetro estar marcando a temperatura normal, diferentemente da febre convencional que é indicada por esse aumento no calor do corpo.

Secar bem a axila antes de colocar o termômetro. Colocar a ponta do termômetro bem no meio da axila, comprimir o mesmo braço contra o corpo para prendê-lo. Aguardar pelo menos 3 minutos se o termômetro for de vidro. Aguardar até o sinal de “concluído” dependendo do modelo do termômetro.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

A hipertermia caracteriza-se por grande aumento da temperatura central do corpo. Pode ser causada, por exemplo, por exposição ao calor intenso. Hipertermia pode ser definida como o aumento da temperatura central do corpo como consequência da incapacidade do organismo de dissipar o calor ou reduzir sua produção.

Por isso, quando a temperatura aumenta gradativamente ou aparece de uma vez, sem esperar, o melhor a se fazer é procurar por atendimento médico. Dessa forma, o profissional da saúde pode fazer o diagnóstico do que está causando essa reação no corpo, para então seguir com o tratamento adequado.

Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa. É preciso usar um termômetro.

O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.