Quando o Bolsonaro vai passar a faixa para o Lula?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

No dia 1º de janeiro de 2023 acontecerá a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um dos principais momentos da cerimônia é a passagem de faixa do presidente em exercício para o seu sucessor.

A partir de 2027, a posse do presidente do Brasil se dará no dia 5 de janeiro. Presidente Lula em discurso de Posse.

Também são cotados para passar a faixa para Lula os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Um grupo oito de pessoas representativas da sociedade brasileira subiu a rampa ao lado do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. No alto da rampa, a faixa presidencial passou de mão em mão até ser entregue a Lula por uma mulher negra catadora de materiais recicláveis.

Isso porque o então chefe do Executivo, general João Figueiredo, último presidente da ditadura militar, se recusou a participar do ato.

Em 2023, o atual presidente do Brasil é Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi eleito presidente em 2022, em uma eleição bastante disputada contra outros candidatos. Lula da Silva é um político brasileiro e membro do Partido dos Trabalhadores.

1 de janeiro de 2023

O último presidente da República que conclui o mandato e que não recebeu a faixa do ocupante anterior foi José Sarney, que assumiu o cargo em março de 1985. O então ocupante, João Figueiredo, não aceitou participar da cerimônia do primeiro civil eleito após a ditadura militar.

Na sequência, ele seguirá para o Palácio do Planalto, onde Michel Temer passará a ele a faixa presidencial.

A faixa usada por Lula tem um brasão bordado com fios de ouro, uma referência às Armas Nacionais do Brasil. A faixa presidencial já sofreu muitas variações. A versão anterior, carregada por Bolsonaro, trazia cores mais fortes e o brasão era mais largo.

A posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro, custou R$ 627.930,95 aos cofres públicos.

Faixa presidencial: com ouro e diamantes, item custou R$ 55 mil.

A solenidade de posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ocorre no Plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15 horas deste domingo (1º). Neste momento, há muita movimentação no Salão Negro e próximo ao gramado do Congresso Nacional.

A faixa presidencial recebida ontem por Lula é a mais antiga: foi a mesma utilizada por Dilma Rousseff (PT) em 2015. Já a que Bolsonaro usou na posse em 2019 foi feita a pedido de Lula quando o petista ocupou o Planalto pela primeira vez.

Em oito anos, mais altos do que baixos no caminho de Lula: da posse em 2002, depois de perder três vezes na eleição para presidente, Lula passou pela crise política do mensalão em 2005 e pelo apagão aéreo em 2006, mas mesmo assim se reelegeu no mesmo ano.