Quantos votos o Lula precisa para se eleger?

Perguntado por: halvim2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para se eleger, o ex-presidente precisava receber 50% + 1 votos válidos no domingo. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato à presidência da República precisa receber a maioria absoluta dos votos válidos, que são aqueles que excluem os brancos e nulos, explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para conquistar o cargo de presidente da República, a candidata ou o candidato escolhido em convenção partidária e com registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisa obter, pelo menos, a metade mais um dos votos válidos no dia da eleição.

De acordo com esses dispositivos, o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal e para prefeitos e vice-prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores.

Para ser eleito presidente e governador de Estado ou do Distrito Federal, o candidato deve ter maioria absoluta de votos válidos. Ou seja, deve ter mais de 50% dos votos válidos.

Veja a votação dos vencedores das eleições presidenciais desde 1989: 2022: 60.345.999 de votos | Lula (PT)- 2° turno. 2018: 57.797.847 de votos |Jair Bolsonaro (PSL) - 2° turno. 2014: 54.501.118 de votos |Dilma Rousseff (PT) - 2° turno.

Lula foi o melhor presidente da história e Bolsonaro é o pior, apontam eleitores. O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Segundo pesquisa CNT/MDA deste sábado, 29, o ex-presidente Lula aparece empatado tecnicamente com o presidente Bolsonaro. O petista tem 51,1% dos votos válidos enquanto o atual chefe do Executivo tem 48,9%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais. Confira a pesquisa (BR-01820/2022).

Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

Para se eleger no primeiro turno, o candidato ou candidata precisa receber mais de 50% dos votos válidos. Um único voto a mais que a metade de todos é o suficiente para um candidato ser declarado vencedor. Para calcular o número de votos válidos, é necessário excluir os votos brancos e nulos.

Caso não tenham sido apresentadas emendas ao projeto até sua aprovação em 1º turno, ele já será considerado pronto para a votação em 2º turno, que pode ocorrer a partir da reunião seguinte. Caso seja aprovado nos dois turnos, o projeto é encaminhado para sanção ou veto do prefeito.