Quando o berne sai sozinho?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quando ela não é percebida no corpo, com o tempo a larva se encaminha para extração e rasteja para a terra, a fim de acabar com o seu ciclo de desenvolvimento. No caso de pessoas, é difícil isso acontecer porque ela faz um movimento que causa uma dor específica.

Na miíase cutânea ou furuncular, popularmente conhecida como berne, sugere-se antes da remoção da larva, utilizar vaselina, parafina líquida, esmalte de unha ou fita adesiva para oclusão do orifício da pele por 24 horas, assim a larva tende a aproximar-se da superfície para respirar, facilitando a sua remoção.

O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.

Se a larva não for retirada e morrer antes de completar o ciclo, o orifício pelo qual o Berne respira vai se fechar. Pode ser ou não absorvido pelo organismo. Caso não seja, o veterinário vai precisar extrair no consultório. Caso uma pessoa leiga tente retirar o Berne e quebre-o, a larva morre.

Para tratar a berne, é preciso remover todas as larvas de mosca do ferimento no corpo do paciente. Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.

O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação.

Como tirar berne com toucinho
Apesar de inusitado, um tratamento caseiro bastante popular utiliza bacon (ou toucinho) para tirar berne da pele. Diferente do que muita gente pode pensar, essa prática se resume em cobrir a ferida com um pedaço da carne para provocar a asfixia da larva.

Casos em que a larva da berne não é retirada do corpo do animal de maneira correta – ou em que ela estoura dentro da pele do cachorro – podem aumentar muito os riscos de que haja uma reinfestação no animal uma vez que a ferida não fecha, exigindo uma nova série de tratamentos para excluir a complicação de maneira ...

Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Em cada orifício de penetração da miíase (que muitas vezes não são simples orifícios, mas galerias) pode haver várias larvas.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

“As pessoas pensam que basta apertar a pele do animal para remover o berne, mas não é bem assim. A larva tem inúmeras espículas que funcionam como espinhos na carne quando esta é pressionada”, explica. Além de causar dor ao cão, a medida pode matar o parasita dentro da pele.

Ao encontrar berne e diagnosticar miíase, o veterinário poderá indicar medicamentos para a lesão, sendo pomadas ou sprays para manter o ferimento limpo e estimular a cicatrização. No entanto, também será necessário um tratamento paralelo a fim de remover as larvas do cachorro.

O que atrai a Mosca-dos-Chifres é o cheiro dos animais, no caso bovinos, com destaque para o cheiro de ácido acético (ou cetona). Este cheiro é uma característica presente em animais mais estressados ou aqueles que metabolizam mal o ácido acético, sendo portanto as vítimas preferidas das Mosca-dos-Chifres.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.