Quando não devo comer goiaba?

Perguntado por: ecunha6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras.

Uma das frutas boas para o intestino, que pode ser incluída no dia a dia, é a goiaba. Essa fruta deliciosa é fonte de fibras, possuindo cerca de 6 g da substância a cada 100 g de fruta.

Ela é uma poderosa fruta rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Dessa maneira, pode prevenir ou tratar qualquer tipo de inflamação no organismo, como dores de dente e infecções na boca, por exemplo. O potássio está entre os nutrientes presentes na goiaba.

Por conta dos benefícios da goiaba para a saúde, na maioria das vezes o consumo da goiaba é seguro e não oferece nenhum risco. Contudo, como a fruta pode alterar os níveis de açúcar no sangue, os diabéticos devem tomar cuidado ao consumi-la frequentemente.

A goiaba sozinha prende, mas com líquido ela ajuda a soltar o intestino. Além de fibras, a goiaba tem muita vitamina E, C e A, e é rica em Complexo B e antioxidantes que evitam várias doenças.

Além de ser uma excelente fonte de fibras, a goiaba é excelente para tratar constipação. Essas duas fontes naturais de limpeza dos intestinos e do sistema excretor ajudam o corpo a reter água e também nos movimentos do intestino. Portanto, é uma boa opção para melhorar a digestão.

O ganho de peso e indigestão são doenças comuns quando os intestinos não estão funcionando corretamente. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

Recomenda-se consumir as frutas sempre com suas cascas quando possível, um exemplo é a maçã, pera e goiaba, ou também consumir o bagaço como no caso da laranja.

A nutricionista indica que o consumo de frutas deve ser variado, sendo interessante introduzir a goiaba na rotina alimentar. Por ser rica em vitamina C, é ideal para ser consumida junto de grandes refeições, para auxiliar a absorção de ferro.

A goiaba é uma fruta rica em pectina, um tipo de fibra que ajuda a reduzir a absorção de gordura no intestino, controlando os níveis de colesterol no sangue.

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

Frutas com grande potencial de fermentação também devem ser consumidas em baixa quantidade - a depender do desconforto trazido pelos gases. Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases.

por que comer goiaba dá gases. isso ocorre porque são naturalmente. ricos em fibras e amidos resistentes.

Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.

Sua ação adstringente e antioxidante atua como reforço anti-inflamatório e inibidor do crescimento de bactérias no aparelho digestivo. Por isso, a goiaba é indicada no combate a diarreia e problemas gastrointestinais.