Qual a melhor goiaba branca ou vermelha?

Perguntado por: tgomes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

As diferenças entre os dois tipos vão além da cor. A goiaba de polpa branca é rica em vitamina C e a de polpa vermelha sai na frente quando o assunto é proteína. Mas ambas são excelentes para o trânsito intestinal. O Brasil está entre os principais produtores de goiaba de polpa vermelha do mundo.

O consumo de goiaba rosa ou vermelha é excelente para a pele, pois é rica em licopeno, um composto antioxidante que ajuda a proteger a pele do dano causado pelos raios ultravioletas do sol e a regular a quantidade de radicais livres circulantes no corpo, prevenindo, assim, o envelhecimento prematuro da pele.

Além disso, são alimentos ricos em fibras e baixa densidade energética aumentando a saciedade”. “Embora temos em destaque as vitaminas A e C e os minerais cálcio, fósforo e potássio, a goiaba apresenta teores satisfatórios de vitaminas do complexo B, especialmente a Tiamina (B1), Riboflavina (B2) e Niacina.

Pouco conhecida, a goiaba amarela é uma das mais saborosas entre as goiabeiras. Seus frutos são médios e possue casca fina e polpa amarela com uma cor semelhante a da gema de ovo, com sabor doce e muito suculenta.

Chá O chá de folha de goiaba prende o intestino consideravelmente graças as suas propriedades adstringentes. Assim, o chá atua reduzindo a água nas fezes, reduzindo os movimentos intestinais e, consequentemente, a quantidade de evacuações. Mas perceba: o chá é da folha da goiaba.

Ajuda na prevenção de degeneração macular, surgimento de cataratas e na deterioração dos olhos. É ideal para quem tem alguma doença ocular. Prevenção do câncer - A goiaba também é um bom alimento que ajuda a prevenir o câncer, pois age contra o crescimento de células cancerosas e da metástase.

Por ser uma excelente fonte de potássio e fibras, a goiaba também contribui para a saúde do coração. Além disso, o extrato das folhas de goiaba tem sido associado à diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL “ruim” e ao aumento do colesterol HDL “bom” (confira aqui estudo a respeito: 7).

Uma goiaba média tem cerca de 80 a 100 calorias. A quantidade de vitamina C da goiaba é três vezes maior que o que o nosso organismo precisa diariamente. Por isso, se você comer meia goiaba grande, por dia, já suficiente.

A goiaba contém uma grande quantidade de vitamina C em sua composição, nutriente importante para a saúde da pele. Ela pode ajudar a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento precoce da pele. Devido à vitamina A presente entre os seus nutrientes, a goiaba é uma grande aliada da saúde dos olhos.

Psidium guajava L. Nomes Populares: Goiaba-Branca, Goiava-Branca, Guaiaba-Branca e Guaiava-Branca. Ocorrência: É amplamente cultivada em pomares domésticos e comerciais, ocorrendo também como subespontânea e nativa em quase todo o país.

Porque o doce de goiaba branca fica vermelho? Pode reparar, toda geleia tende a ficar mais escura do que a polpa ou suco da fruta inicial, e a geleia de goiaba não é diferente. Isso acontece por uma reação química presente em quase tudo que vai ao fogo chamada de reação de maillard.

“A carência da vitamina A pode causar doenças visuais, como a xeroftalmia e a cegueira noturna. As goiabas de polpa vermelha apresentam quantidades apreciáveis de vitamina A”, acrescenta a nutricionista. Os elementos antioxidantes também são expressivos na composição da goiaba.