Quando está com febre o pé fica gelado?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Uma das causas mais frequentes da febre, embora não seja a única, são as infecções. As crianças com febre costumam ter frio e apresentam a pele das mãos e dos pés azulada, sarapintada e fria, devido a uma menor circulação sanguínea nestas zonas.

Pés frios também podem, em alguns casos, ser causados ​​por problemas de circulação. Pode ser um sintoma de doença vascular periférica – um estreitamento das artérias que transportam sangue para as pernas e pés. O resultado disso é o esfriamento dos pés e faz com que eles pareçam extremamente pálidos.

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

Quais são os sinais clássicos da febre? A criança febril fica com o rosto vermelho, o coração acelerado, respira mais rápido que o normal, sente frio e fica abatida. As mãos e os pés ficam frios e algumas podem ter dores de cabeça e musculares.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos. O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina.

Use meias de lã grossa, ou que tenham ao menos 70% de lã, já que são as melhores para deixarem os pés bem aquecidos e permitem manter a temperatura dos pés, conforto e agilidade.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Uma das formas de como baixar a febre de criança é administrando antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos. O médico irá determinar o que usar e a dose de acordo com a idade e o peso da criança. Nos casos de gripes e resfriados, é possível receitar xarope.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.