Quando ensinamos aprendemos Paulo Freire?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

E quem aprende, ensina ao aprender” A frase acima, do educador Paulo Freire, é o extrato do que se vê na equipe docente responsável pela alfabetização em plena pandemia.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Para Freire, educar não é apenas ensinar a ler e escrever palavras, mas aprender a ler o mundo e escrever a própria história.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

O psiquiatra americano William Glasser diz que 95% de efetividade do nosso aprendizado está quando ensinamos, seja ao explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar ou ilustrar o conteúdo para outras pessoas. Isso significa que a forma mais efetiva para se aprender é ensinar.

Freire nos diz: “É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende” Page 2 A PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÃO ACERCA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur., Luziânia, v. 2, n.2, ...

Paulo Freire, um dos mais importantes pedagogos brasileiros, dizia: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. A afirmação do educador coloca a troca de conhecimentos como algo indispensável no processo de aprendizagem.

5 táticas infalíveis para ensinar e aprender

  1. Entenda a estrutura de uma aula. Ter uma aula preparada é o primeiro passo para ensinar uma matéria, seja para quem for. ...
  2. Ensine para você mesmo. ...
  3. Tenha um grupo de estudos. ...
  4. Ensine para um amigo. ...
  5. Ajude outros estudantes.

O “Grande Dicionário HOUAISS Beta da língua portuguesa”, versão eletrônica, traz outros sentidos que apontam para outros campos implicados no “aprender-ensinar”: ensinar é “mostrar (a alguém) as consequências ruins de seus atos”; e aprender é “vir a ter melhor compreensão (de algo) esp.

O verbo aprender deriva de preensão, do latim prehensio-onis, que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de. Ensinar, palavra latina insigne, quer dizer marcar, distinguir, assinalar. Tem a mesma origem de signo, de significado. A educação carimba a sociedade que se deseja ter!

A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Paulo Freire nos convida a refletir sobre os saberes necessários à prática educativa, porém de forma crítica, fundamentada numa ética pedagógica e numa visão de mundo rigorosa, curiosa, crítica, de tolerância e, ao mesmo tempo, alegre, com esperança de uma educação autônoma, acreditando que é com autonomia que há ...

Por fim, aprendemos 95% de um conteúdo quando ensinamos aquele determinado conhecimento a outras pessoas.