Qual é a principal característica da prática educativa de Paulo Freire?

Perguntado por: vflores5 . Última atualização: 24 de setembro de 2023
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Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

A inter-relação e dinamicidade são características da prática educativa. No Capítulo III, Paulo Freire aborda o ensino como uma especificidade humana, ou seja, a autoridade docente democrática deve revelar para o aluno não o autoritarismo, mas a firmeza que o conhecimento lhe assegura.

Freire descreve seu pensamento por uma prática educativa através da convivência social, da cultura e da politica. Entretanto ele propõe em Pedagogia da autonomia uma mudança de atitude do professor, conscientizando e orientando os alunos para a vivência social, Freire (1996, p. 92).

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Paulo Freire acreditava que o professor deveria ser um facilitador do processo de aprendizado do aluno e não uma figura de mestre. Para o pedagogo, não existe hierarquia entre professor e aluno. Além disso, ele defendia na Pedagogia do Oprimido: “Não há saber mais ou saber menos: há diferentes saberes.”

As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo.

Ementa. A aprendizagem é o processo de interpretação da realidade que ocorre a partir da interação e das ações dos sujeitos sobre os objetos do conhecimento.

A metodologia de ensino de Paulo Freire
A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm — e por isso, também ligado à política, especialmente porque Freire trabalhou com a alfabetização de adultos.

As práticas pedagógicas, na maioria das vezes, incluem a tecnologia como ferramenta, visando promover maior interesse e qualidade de ensino aos alunos. Durante a pandemia, o uso de tecnologia possibilitou o ensino a distância para diversos discentes, garantindo então que estes não ficassem sem acesso às aulas.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.