Quem foi o criador da escola pública no Brasil?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) leva em seu nome um dos personagens centrais na criação da escola pública no Brasil: Anísio Spínola Teixeira. Um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. O baiano de Caetité estaria, em 2020, com 120 anos.

Anísio Teixeira

No entanto, desde a década de 1930, o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira já lutava por esses ideais. Ele é considerado o criador do sistema público de educação no país.

Johann Pestalozzi foi um dos educadores mais influentes do século XIX e é conhecido como o Pai do Sistema Escolar Moderno.

Colégio de Salvador da Bahia

O Colégio de Salvador da Bahia, fundado em 1549 pelo padre Manoel da Nóbrega, foi a primeira instituição educacional do país.

Quem foi Anísio Teixeira e por que ele é considerado o pai da escola pública.

De 1890 a 1931 – São implantados os chamados grupos escolares, ou seja, criação de escolas primárias nos Estados, podendo ser considerados como o marco inicial da educação pública, muito embora alguns dos tais grupos funcionassem nas residências dos professores, hábito que foi comum até o início do século XX.

Em 1759 houve a expulsão dos jesuítas (reformas pombalinas), passando a ser instituído o ensino laico e público através das Aulas Régias, e os conteúdos baseiam-se nas Cartas Régias, a partir de 1772, data da implantação do ensino público oficial no Brasil (que manteve o Ensino Religioso nas escolas, contudo).

Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.

Na Grécia Antiga, a educação era encarada como uma atividade para poucos, para aqueles que podiam consumir o seu tempo livre com o saber e não tinham a necessidade de trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Sendo assim, percebemos que a educação era um privilégio garantido a uma parcela mínima da população.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo.