O que é que se comemora no dia 15 de novembro?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Ouça o texto abaixo! 15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822.

A proclamação da República ocorreu em 15 de novembro de 1889, completando 133 anos em 2022. Assim, foi nesta data em 1889 que aconteceu um levante militar com apoio de algumas parcelas da população contra a monarquia brasileira para destituir o então imperador, D.

A Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Mas o que é república? É uma forma de governo onde os interesses dos cidadãos devem estar em primeiro lugar. Com isso, o marco importante da Proclamação da República foi o direito do povo em escolher o seu governante.

19 de novembro se comemora a data em que foi oficializado o desenho da nova bandeira do Brasil após a Proclamação da República. Ou seja, também conhecida como o Dia da Bandeira Nacional que não é feriado.

Não houve qualquer comunicação à população sobre o que estava acontecendo. Somente no dia seguinte foi dito que o monarca e sua família tinham partido. O Marechal Deodoro seria eleito o primeiro presidente do Brasil e o Marechal Floriano Peixoto, seria o vice-presidente.

A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano, foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, ...

A Proclamação da República determinou o fim do regime monárquico e a instauração da república no Brasil. Atualmente, o 15 de novembro é feriado nacional. Ouça o texto abaixo!

O evento alterou completamente o rumo da história brasileira. O Brasil passou a ser uma nação com poder descentralizado, com a presença de um Estado laico e do presidencialismo, alterando símbolos e heróis nacionais e aplicando uma ideologia republicana para que se tornasse um país moderno.

O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.

Mesmo com um regime inicial marcado pelo autoritarismo, a República abriu as portas para o regime democrático no Brasil. Seu significado foi caracterizado pela liberdade de expressão e o direito da população ao voto para decidir quem governará o país, fatores que antes não eram executados pela Monarquia.

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela Lei 12.519/2011. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil.

18 de novembro: conclusão
Embora 18 de novembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. São comemorações deste dia: Dia do Conselheiro Tutelar, Dia Nacional de Combate ao Racismo, Dia Mundial da Filosofia e Dia Nacional do Notário e do Registrador.

Dia Nacional do Doador de Sangue

No Brasil, comemoramos no dia 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem a tantas pessoas praticamente anônimas, que salvam vidas diariamente, pelo importante ato de solidariedade de doar sangue.

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil. O movimento que deu origem ao Brasil Republicano teve origem nas insatisfações de importantes grupos políticos durante o Segundo Reinado.