Onde Paulo Freire foi professor?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 24 de setembro de 2023
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Ele passou a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade de Campinas (Unicamp). Freire ficou viúvo em 1986 de Elza, mãe de seus cinco filhos. Em 1988, ele se casou com Ana Maria de Araújo, com quem ficou até a sua morte, em 1997.

Aos 22, ele ingressou na Faculdade de Direito do Recife (FDR), que hoje faz parte da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante e após a graduação, Freire foi professor de Língua Portuguesa no Oswaldo Cruz. Com o diploma em mãos, também passou a dar aulas de Filosofia na Escola de Belas Artes da UFPE.

Depois de um ano em Cambridge, Freire mudou-se para Genebra, na Suíça, trabalhando como consultor educacional do Conselho Mundial de Igrejas. Durante esse tempo, atuou como consultor em reforma educacional em ex-colônias portuguesas na África, particularmente na Guiné-Bissau e em Moçambique.

Paulo Freire é o patrono da educação brasileira
O pedagogo foi preso e exilado durante os anos 60, no princípio da ditadura militar, e esteve fora do Brasil durante 15 anos. Nesse período deu palestras e aulas numa série de países, além de ter trabalhado com governos e movimentos sociais em prol da educação.

brasileiro

Por seu trabalho na área educacional, Paulo Freire foi reconhecido mundialmente. Ele é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades. Ao todo são 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. Em 1986 recebeu o Prêmio da Unesco de "Educação para a Paz".

O método Paulo Freire chegou a ser adotado pelo governo de João Goulart (1919-1976) em esforços para alfabetização de adultos. Com a ditadura militar, entretanto, o educador passou a ser perseguido, chegou a ser preso por 70 dias e viveu no exílio na Bolívia e no Chile.

O educador Paulo Freire (1921-1997) é oficialmente o Patrono da Educação Brasileira.

O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”, dizia Freire.

Conseguiu consolidar uma metodologia interativa que, ao mesmo tempo em que incentivava os alunos e alunas a questionarem o professor, conseguia alfabetizá-los em apenas 30 horas de aulas. A metodologia foi denominada método Paulo Freire. Em 1963, foi nomeado diretor do Programa Nacional de Alfabetização do Brasil.

Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

Amós Comenius

Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.

Educador comprometido com as classes populares, Freire é reconhecido pelo seu método de alfabetização inserido na realidade do educando, pela importância conferida a uma educação dialógica, libertadora e na qual seja problematizada, incessantemente, a realidade, numa perspectiva aberta, não sectária e amorosa.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

Em 1964, foi acusado de subversão e preso durante 72 dias, partiu para o exílio no Chile, onde trabalhou por cinco anos no Instituto de Capacitação e Investigação em Reforma Agrária (Icira) e escreveu seu principal livro: “Pedagogia do oprimido” (1968). Freire ainda passou por Estados Unidos e Suíça.

Paulo Freire

Paulo Freire
Nascido no Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) é considerado – além de Patrono da Educação Brasileira – um dos pensadores mais relevantes na história da pedagogia em todo o mundo, tendo influenciado diretamente o movimento da pedagogia crítica.