Quando emagrece o rosto muda?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

“A perda de gordura na face também leva ao aparecimento de mais rugas, pois a pele não tem capacidade para se retrair quando perde o que está debaixo de si, e quanto mais idade a pessoa tem, pior é a capacidade de recuperação. Há rugas que podem aparecer ou ficar ainda mais pronunciadas se já existiam”, argumenta.

É normal que após a perda de muitos quilos, a pele que envolvia a gordura – e ficava “esticada” –, se torne flácida. Isso ocorre porque com o excesso de gordura eliminado, as fibras elásticas e colágenas que dão suporte à pele perdem sua capacidade de retração.

O dermatologista Erasmo Tokarski conta que, assim como o corpo, ao eliminar gordura, a face também fica mais fina e perde sustentação. O médico garante que é possível combater o problema com boa alimentação e procedimentos estéticos à base de vitaminas e colágeno.

Pratique exercício aeróbicos
Muitas vezes, o excesso de gordura no rosto é o resultado do excesso de gordura corporal. Assim, perder peso pode aumentar a eliminação de gordura e ajudar a emagrecer o rosto e o corpo. Exercício aeróbico é qualquer tipo de atividade física que aumenta a frequência cardíaca.

Normalmente, quando se perde gordura corporal, ela é eliminada na ordem inversa do armazenamento. Se o seu corpo tende a armazenar gordura no seu rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares de onde ela será eliminada ao longo do tratamento para emagrecer.

A flacidez da pele do rosto e do pescoço não é apenas uma consequência do passar dos anos. Quem diz adeus a alguns (ou muitos) quilos pode deparar-se também com esta realidade, visto que a perda de peso leva a uma diminuição do tecido celular subcutâneo na face, havendo redução do volume geral.

Os exercícios aeróbicos são ótimos para queimar calorias e emagrecer o corpo como um todo, inclusive o rosto. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal, incluindo a do rosto. Algumas opções de exercícios aeróbicos são caminhadas, corrida, bicicleta, natação, dança e aeróbica.

De modo geral, além da redução de medidas, emagrecer proporciona pele, cabelo e unhas mais bonitas. A pele e o cabelo são beneficiados pela hidratação do organismo, e este passo faz parte do processo de emagrecimento. Alimentos ricos em colágeno, biotina, vitamina C e ômega 3 também são benéficos.

A cicatriz é proporcional ao excesso de pele, ou seja, quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. O resultado definitivo é atingido aproximadamente 6 meses depois.

A forma do rosto muda ao longo do tempo e pode ser explicado pela perda de volume. A forma como envelhecemos é, em parte, devido à genética. Este envelhecimento intrínseco combinado com fatores ambientais e o estilo de vida, provoca o abrandamento dos principais processos e funções da pele.

Veja aqui 6 dicas sobre como definir o maxilar e ter um rosto perfeito:

  1. Bioestimulador. ...
  2. Preenchimento de mandíbula. ...
  3. Ultrassom microfocado. ...
  4. Hidratação. ...
  5. Redução de sal. ...
  6. Ginástica orofacial.

Retenção de líquidos, excesso de açúcar, sal, alimentos industrializados, carboidratos, bebida alcoólica, envelhecimento e estresse engrossam as causas, fazendo com que os ligamentos faciais não tenham força para segurar as bolsas de gordura.

A resposta é sim! Beber água emagrece e ajuda no controle de peso, pois ela também é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo. Sem contar que sem água é impossível nosso corpo sobreviver. Afinal, temos 70% desse precioso líquido em nosso organismo.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.