Como saber se o seu cabelo precisa de hidratação nutrição ou reconstrução?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Se o seu cabelo estiver opaco, ressecado, sem definição e áspero, a hidratação é o que vai resolver esses problemas. Já se você estiver com muito frizz, com o cabelo desalinhado e poroso, é hora de nutrir. Caso os fios estiverem elásticos, quebradiços e fracos, o tratamento da vez é a reconstrução.

É muito fácil de realizar o teste: basta cortar um fio de cabelo (de preferência da nuca), encher um copo de água até a metade e colocar o fio dentro. Quando o cabelo está poroso (e, consequentemente, mais frágil), o fio afunda completamente e, portanto, a reconstrução é o processo mais indicado.

Se o cabelo está sem brilho, quebrando com facilidade, ressecado e com pontas espigadas, ele precisa de hidratação, ou seja, de reposição de água. A dica é usar máscaras de hidratação 1 vez por semana ou a cada 10 dias. Depois da hidratação, o cabelo fica mais macio, brilhoso e com as pontas cheias de movimento.

A estrutura do cabelo pode ser danificada pelos processos químicos e uso frequente de escova e chapinha, resultando em pequenas fissuras no fio capilar. Para amenizar esse problemas, geralmente a reconstrução é recomendada após a hidratação e nutrição.

Se você está sentindo seu cabelo poroso, com frizz e desalinhado, saiba que é de nutrição que está precisando.

Se os fios flutuarem, é sinal de que as cutículas estão bem fechadas e a porosidade é baixa. Como as cutículas se encontram fechadas, o cabelo apresentará mais dificuldade em absorver a água e os elementos condicionantes.

Os cabelos dão sinais quando precisam de reposição de queratina. Eles ficam sem brilho, fragilizados e porosos. Mas tratamentos com queratina líquida só devem ser feitos em salões de beleza, uma vez ao mês.

se o fio boiar, sua porosidade está baixa e o cabelo precisa de hidratação; se não boiar ou afundar e se mantiver no meio, é sinal de porosidade média, o que requer um tratamento de nutrição; se afundar, a porosidade está alta e os fios precisam de reconstrução imediata.

O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês. Mas caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.

Qual a ordem certa do cronograma capilar?

  1. Etapa 1: Hidratação. A hidratação é a primeira etapa do cronograma capilar e tem como objetivo repor a água e os nutrientes essenciais aos cabelos. ...
  2. Etapa 2: Nutrição. ...
  3. Etapa 3: Reconstrução.

Fios quebradiços e ásperos
Se o cabelo está quebrando com facilidade, tem uma aparência sem brilho e com toque áspero, ele pode estar extremamente danificado e a reconstrução capilar pode ajudar a reparar os danos e trazer de volta a aparência saudável.

muitas misturas não funcionam não não vão funcionar porque ela não vai fazer nenhuma coisa direito e nem a outro direito que pode atrapalhar vamos opor se você faz uma mistura de máscara de hidratação com máscara de reconstrução você pode atrapalhar a reconstrução com a hidratação e atrapalha a hidratação com a ...

É importante que a reconstrução seja feita antes da nutrição ou da hidratação para garantir que sejam percebidos os resultados desses procedimentos.

O cabelo seco precisa de emoliência e de repor a água em falta nos fios. Por isso, apostar em tratamentos umectantes à base de óleos vegetais é uma ótima alternativa para tratar o cabelo muito seco e com pontas duplas.

Um cabelo saudável é forte, não se quebra com facilidade, e apresenta o equilíbrio ideal da oleosidade natural que vem do couro cabeludo, sem excessos e sem risco de ressecamento.

A nutrição nada mais é que a reposição de óleos e lipídios essenciais à saúde da fibra capilar, pois compõem a estrutura do fio. Enquanto a hidratação irá repor a água e algumas vitaminas, a nutrição irá repor alguns nutrientes que vão deixar as madeixas mais revitalizadas.