O que acontece se lavar o cabelo com vinagre de maçã?

Perguntado por: acaetano4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
/ 5 18 votos

Além de dar brilho, o vinagre de maçã combate a oleosidade e a queda, reduz o frizz e fecha as cutículas dos fios. Além de utilizar o vinagre de maçã na cozinha, também existem formas de trazer muitos benéficios para os seus cabelos. O vinagre de maçã tem um Ph muito parecido ao da nossa pele e cabelos.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

Ao ser diluído com água, o vinagre de maçã desempenhará o mesmo papel que seria cumprido pelo condicionador, que é diminuir o frizz e auxiliar no fechamento das cutículas. Aqui, basta diluir uma porção de vinagre para dez de água e aplicar nos cabelos durante o enxágue final.

Mas lembre-se, evite fazer a acidificação com vinagre de maçã com muita frequência para evitar problemas de baixa porosidade. O ideal é apostar nesse tratamento uma vez por semana, para cabelos danificados, e a cada 15 dias para fios saudáveis.

Por conta das suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar sim no combate à queda de cabelo. E isso pode ser feito apenas aplicando ele puro com a ajuda de um algodão e diretamente no couro cabeludo.

A quantidade de vinagre deve ser menor ou igual a do condicionar. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Depois você pode aplicar somente o condicionador para tirar o cheiro. Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho.

Se for usado em excesso, o vinagre também pode ressecar o cabelo. Isso porque ele é um ácido e, assim como todos os outros, ele desidrata.

Os perigos do vinagre de maçã como cosmético
Porém, passar vinagre de maçã no rosto pode se tornar o inimigo número 1 da sua rotina de skincare. Independentemente de sua pele ser oleosa ou seca, ele não é indicado para passar no rosto.

O vinagre de maçã é um alimento fermentado que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, e, por isso, pode ser usado para auxiliar no tratamento de acne, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o envelhecimento precoce.

O bicarbonato pode até reduzir a oleosidade, mas, devido ao pH muito básico, ele também pode deixar o cabelo quebradiço e causar irritações. Lembre-se que o pH do cabelo é levemente ácido, devido à ação dos hormônios. Portanto, se mudarmos muito essa faixa pH, os cabelos entram em desequilíbrio e sofrem vários danos.

Passo 1: lave bem o cabelo usando o shampoo e enxágue. Passo 2: misture bem três partes iguais de condicionador com uma parte de vinagre de maçã em um recipiente. Passo 3: aplique em todo o cabelo e massageie. Passo 4: aguarde alguns minutos e enxágue com bastante água para retirar a mistura.