O que muda no rosto aos 20 anos?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Aos 20 anos de idade e um pouco além são normais os perrengues de pele comuns à essa faixa etária — cravos espinhas, pele oleosa, brilho no rosto, pelos encravados, irritação no barbear.

É aos 20 anos que a pele começa a dar os primeiros sinais de perda de colágeno e envelhecimento. Mas, é também nesta idade que outras questões como a acne adulta e a oleosidade, ainda podem fazer parte da rotina de muitas peles! Por isso, o uso de produtos que equilibram ação antioxidante e controle de sebo.

Flacidez fica começa a ficar mais evidente no rosto a partir dos 45 anos. Depois das linhas finas de expressão e do "bigode chinês", a pele aos 45 anos começa a ficar mais flácida naturalmente.

Aos 20 anos, o ideal é buscar por produtos que prometam estimular a produção de colágeno e preservar a elasticidade da pele. Além disso, outra dica é preferir cremes com ação clareadora, como Niacinamida e Retinol, que também vão ajudar a combater as olheiras comuns nessa fase da vida.

A partir dos 20 anos, a produção de colágeno no organismo começa a diminuir, mas segundo a dermatologista, geralmente os primeiros sinais de envelhecimento começam a se notar apenas entre os 25 e os 30 anos. Para os evitar, a dermatologista elencou quais os cuidados podem ser tomados sem restrição de idade.

Por volta dos 25 anos de idade

Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento começam a ficar aparentes na superfície da pele. Primeiro surgem as linhas finas e, com o tempo, as rugas, a perda de volume e de densidade começam a ficar visíveis.

Pele jovem
Essas mulheres apresentaram melhores expressões genéticas associadas à estrutura e função da epiderme (camada mais superficial da pele), à produção de colágeno e elastina e à própria atividade das células.

“Aos sete anos de idade o percentual do crescimento craniofacial é de 70%, aos 12 anos é de 90% e no fim da adolescência o rosto está totalmente desenvolvido.

À medida que você envelhece, esses compartimentos de gordura começam a cair — eles diminuem —, então, se você avaliar um paciente cronologicamente, dos 20 aos 30 anos até os 50 e 60 anos, verá que a gordura facial desce para a parte inferior do rosto.

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.

Causas de cravos e espinhas no rosto na idade adulta
Alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos, podem resultar nessas espinhas”. A complicação também pode ser ativada por fatores externos, como fumo, alimentação, exposição excessiva ao sol e estresse.

Não existe uma idade ideal, mas é importante manter a saúde da pele, alerta a dermatologista. “Desde o primeiro dia de vida, nossa pele merece cuidados constantes, mas cada fase exige um tratamento dermatológico diferenciado. Alguns cuidados, no entanto, devem ser cultivados sempre”.

Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do...

  1. Perda do volume facial. Com o envelhecimento, é comum perder também os compartimentos de gordura da pele, afetando o volume facial. ...
  2. Olheiras. ...
  3. Manchas. ...
  4. Cicatrizes de acne. ...
  5. Vasinhos no rosto. ...
  6. Ponta nasal caída.

Aos 20 anos
Para amenizar o envelhecimento, é preciso prevenir-se. Limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar são indispensáveis. A partir dos 25 anos, é recomendado o uso de substâncias antioxidantes, como vitamina C.