Quando é uma frase?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo. Ex: Preciso de sua ajuda. Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.

Frase é um enunciado de sentido completo, que transmite determinada mensagem. Ela termina em sinais de pontuação, seja o ponto final, a exclamação, a interrogação, os dois-pontos ou as reticências. A frase pode ser verbal (possuir verbo) ou nominal (sem verbo).

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases.

1. Frase. Define-se como todo e qualquer enunciado de sentido completo, não importando se é formado por uma ou várias palavras, ou se possui verbos ou não; caso não os possua passa a ser chamada de frase nominal. Frases têm como objetivo exprimir ideias, emoções, ordens, apelos etc.

Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

A ordem canônica dos elementos da frase na língua portuguesa é sujeito-verbo-objeto (SVO).