Quando é um advérbio de tempo?

Perguntado por: uteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Acontece quando duas ou mais palavras diferentes juntas têm a mesma função do advérbio, que é alterar o sentido de um verbo. São exemplos de locuções adverbiais de tempo: à tarde, às vezes, hoje em dia, de tempos em tempos, de vez em quando, de manhã, de quando em quando, a qualquer momento, em breve.

Significado de Quando
advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando.

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”. Exemplos: Cedo ou tarde, atingiremos nossos objetivos.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.

As duas grafias são corretas. Quando se pronuncia o c na sequência ct, este deve manter-se na escrit...

advérbio interrogativo
No tempo em que; em que ocasião; em que época (ex.: quando chegou?).

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int.

Os tipos de advérbios são definidos segundo a circunstância que expõem. Essas circunstâncias podem ser de lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação, negação e interrogação.