Quando devo me preocupar com a gripe?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

Os primeiros sintomas de gripe, que é a infecção causada pelo vírus Influenza, são: febre, dor de cabeça, dores no corpo, coriza e dor de garganta. Há muitos casos assintomáticos ou apenas com sintomas leves, mas algumas pessoas podem ter quadros graves.

Seus sintomas iniciais são espirro, coriza, mal estar, febre leve e chiado no peito. Já a pneumonia é uma infecção dos pulmões, causada por algum micro-organismo, geralmente bactérias. Começa com febre alta e causa mal estar bem maior, como falta de força, falta de ar com maior frequência, catarro amarelo e grosso.

Quando a secreção tem origem em infecções, a tendência é que adquira coloração amarela, esverdeada, marrom ou tons mais escuros. Entretanto, há casos em que a secreção pulmonar é mucosa, com aspecto de clara de ovo. Esse tipo de material pode ser observado, por exemplo, entre asmáticos.

Uma das consequências da gripe é a produção nas vias aéreas do muco, substância que faz a função de filtro, impedindo a entrada de partículas indesejadas no organismo. Esse muco, popularmente conhecido como catarro, pode chegar aos pulmões, provocando riscos.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos ultraprocessados. Alimentos muito gordurosos. Alimentos muito condimentados. Álcool.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.

Essa é uma das formas mais comuns de pneumonia, sendo uma suspeita importante na presença do catarro verde. De maneira geral, as bactérias que mais comumente causam a pneumonia bacteriana são Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenzae.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Tendo por base os casos típicos de gripe, o seu desenvolvimento pode ser dividido em 4 fases.

  • Fase 1: sintomas que indicam o início da gripe. ...
  • Fase 2: mal-estar geral e febre alta. ...
  • Fase 3: tosse produtiva e expetoração. ...
  • Fase 4: os sintomas começam a aliviar.

Paracetamol e dipirona
Em geral, deve-se fazer uso apenas de um desses medicamentos, a menos que o médico prescreva algo diferente.